HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

criatividade
06/10/2004

Projeto pretende ensinar futebol de praia a crianças e jovens paulistanos

Uma quadra de futebol de praia em plena capital. Ela fica no bairro da Mooca e faz parte de um projeto que pretende ensinar esse tipo de esporte a 100 crianças e jovens do bairro. O esporte já vem sendo praticado mesmo com o tempo nublado e frio. “Quem quer ser jogador não desiste nunca, mesmo com frio, sol e chuva”, diz Douglas Bertolo de 13 anos.

Mas o sonho deles também passa pelos gramados. “Meu sonho é ser jogador de futebol, poder jogar ao lado dos craques”, sonha Bruno Melo de 14 anos. “Não importa a modalidade que for, de areia ou de campo, realizando meu sonho que é jogar futebol, eu vou”, afirma Gabriel Badini de 13 anos.

A areia da quadra é igual a que tem nas praias e foi trazida de Descalvado, cidade que fica há 280 quilômetros da capital. Foram 34 viagens de caminhão e esta areia é novidade para muitos dos meninos que fazem parte do projeto.

“No primeiro contato deles com a areia, eles pisavam com meia e eles rolavam na areia. Eu tive que falar para eles que o que rola na quadra é a bola. Vamos jogar”, explica o professor Luciano Viana.

Cada time de futebol de praia tem cinco jogadores. O goleiro e mais quatro na linha. “Uma partida de futebol de praia dura três tempos de 12 minutos e não tem impedimento”, afirma Robson Almeida, de 14 anos e praticante do esporte.

Mas com tantas quadras de futebol de salão e campos de gramas em São Paulo, por que os alunos preferem jogar na areia? A explicação está nos pés descalços e livres do gasto com tênis e chuteira. “Tem gente que não tem oportunidade de comprar uma chuteira para jogar nas quadras e na areia ele pode jogar descalço”, afirma William José de Souza, de 14 anos.

“A maioria deles já vem com a ficha na mão e no mesmo dia participa. Não precisa de chuteira ou tênis”, afirma o professor Rodrigo Braguetto. Os treinos são tão puxados que os garotos bebem água até do chuveiro. “Jogar na areia cansa mais. Você corre e pesa”, afirma Alberto Escolari de 12 anos.

Para entrar no time de futebol de praia do Clube da Cidade na Mooca, é necessário estar estudando. São 100 vagas e para se inscrever o garoto deve trazer documento de identidade, duas fotos 3x4 e comprovante de residência. O aluno ainda deve preencher uma ficha e fazer um exame médico. Os treinos são duas vezes por semana, uma hora por dia. O Clube da Mooca fica na rua Taquari, 635, no bairro da Mooca, Zona Leste.

 

As informações são do site Globo.com.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
06/10/2004 Prêmio Telemar irá premiar ações de incentivo ao uso da Internet
06/10/2004 40% dos porto-alegrenses estão engajados em causas sociais
05/10/2004 USP oferece curso de braille pela Internet
04/10/2004
Jovens trocam trabalho em olaria por educação
04/10/2004
Livro mostra exemplos de mobilização juvenil
04/10/2004
Voluntários ajudam creche mantida por gari na Restinga
04/10/2004 Projeto para reformar favelas cariocas sairá do papel
01/10/2004 Alunos melhoram aprendizagem com brinquedos
01/10/2004 USP viabiliza acesso a portadores de deficiências
01/10/2004 Arte e criatividade sobem à passarela