HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

reconhecimento
04/10/2004

Livro mostra exemplos de mobilização juvenil

Grasiela Cardoso
Especial para o GD

Mostrar à sociedade o potencial da juventude como ator de transformação social. Mais que isso: aprofundar o papel da mobilização social juvenil para o desenvolvimento do país. Pensando nisso, a organização não-governamental Aracati está elaborando um livro com sete iniciativas exemplares de mobilização realizada por jovens que participam ONGs, movimentos sociais, grupos, redes e órgãos públicos.

"Muitas vezes a própria sociedade não reconhece o papel da juventude, por isso, a nossa idéia é trazer a tona o trabalho que eles estão fazendo e que não são reconhecidos", disse o coordenador do projeto, Antônio Lino. Além das experiências selecionadas, o livro vai trazer artigos escritos por especialistas e lideranças juvenis que contarão como superar dificuldades econômicas e culturais que inviabilizam a participação juvenil.

Entre os critérios analisados estão: grau de autonomia que o jovem tem no projeto; a existência de processos e não só de eventos pontuais de mobilização; resultados obtidos; articulações com o poder público, sociedade civil e setor privado; colaboração entre jovens e adultos; refletir sobre a própria experiência; condição para se reunir. A escolha das setes histórias será realizada no final deste mês.

As histórias que não forem contempladas serão veiculadas no acervo do Aracati que estará disponível pela Internet. As entidades que participarem do livro vão receber uma cota de livros, para distribuírem junto a seus parceiros e possíveis financiadores ou colaboradores. O livro será publicado em maio de 2005, com tiragem de 3 mil exemplares. As inscrições já foram encerradas e, em apenas um mês, o projeto já recebeu mais de 130 histórias de todo país.

"Estamos longe de viver uma democracia participativa, por isso, precisamos trabalhar com jovem como principal agente de transformação para o desenvolvimento do nosso país", concluiu Lino contando que o projeto conta com o apoio da Fundação Kellogg.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
04/10/2004 Voluntários ajudam creche mantida por gari na Restinga
04/10/2004 Projeto para reformar favelas cariocas sairá do papel
01/10/2004 Alunos melhoram aprendizagem com brinquedos
01/10/2004 USP viabiliza acesso a portadores de deficiências
01/10/2004 Arte e criatividade sobem à passarela
29/09/2004 Programa incentiva visão empreendedora desde a infância
29/09/2004 Formatos Brasil irá capacitar 600 gestores sociais pelo país
29/09/2004 Cidadania em unidade móvel no Rio de Janeiro
27/09/2004 Músico revela como formou uma orquestra com crianças carentes
27/09/2004 Programa Livro Falado capacita voluntários para serem leitores