HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

educação
17/01/2005
Três novos projetos em SC

FLORIANÓPOLIS- Três projetos desenvolvidos numa parceria entre o governo de Santa Catarina e o PNUD estão em fase final de elaboração, envolvendo modernização da educação, modernização da gestão do Estado e empreendedorismo em micro, pequenas e médias empresas. O momento coincide com a inauguração oficial do escritório do PNUD na capital catarinense.

Os documentos devem ser entregues na semana que vem à ABC (Agência Brasileira de Cooperação), o braço do Ministério das Relações Exteriores responsável pela coordenação das parcerias firmadas entre o Brasil e órgãos internacionais. Ao avaliar os programas, a ABC pode sugerir ajustes e, em seguida, liberar o acordo para ser assinado entre as partes, no caso, PNUD e governo catarinense. O PNUD já tem um programa em execução em Santa Catarina, o Meu Lugar, que prevê a elaboração de planos locais de desenvolvimento em todas as 29 regiões administrativas do Estado.

O escritório do PNUD em Florianópolis já opera desde abril do ano passado, inclui três técnicos, além de suporte da sede da agência em Brasília. Mas a inauguração oficial foi hoje, às 10h. Estavam presentes o representante residente do PNUD Brasil, Carlos Lopes, o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Federativos e Parlamentares do Itamaraty, Pedro Luiz Carneiro de Mendonça, e representantes da ABC. O escritório fica no km 5 da rodovia SC 401, no último andar do bloco 3 do Centro Administrativo, no bairro Saco Grande, em Florianópolis.

O trabalho da equipe do PNUD estará voltado sobretudo aos quatro projetos em andamento. O programa na área de educação envolve inclusão digital (a partir da compra de 6 mil computadores pelo governo catarinense) e regime de colaboração, em que escolas municipais, estaduais e federais trabalhariam de maneira compartilhada. A matrícula e a base curricular, por exemplo, seriam unificadas, e o aluno estudaria na instituição de ensino mais próxima de sua casa. Além disso, as escolas também dividiriam estruturas, como biblioteca e áreas de lazer.

O projeto de modernização da gestão pública trata principalmente da administração de recursos humanos — revisão da folha de pagamentos, capacitação, e informatização. Já a ação na área de empreendedorismo visa apoiar e treinar pequenos empresários em gestão de negócios.

As informações são da PNUD Brasil.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIOreS
21/12/2004 Projeto de Ostreicultura fará primeira coleta em fevereiro
21/12/2004
ONG incentiva a ação de dentistas voluntários
21/12/2004 Analfabetismo é erradicado em Itarema
20/12/2004 Dentista conta o que encontrou pelas rodovias do Brasil
20/12/2004 Aposentados e pensionistas poderão fazer faculdade com mensalidade simbólica
17/12/2004 Tânia Fisher fala sobre o poder das organizações locais
16/12/2004 Prêmio dará até US$ 100 mil para ONGs atentas à construção sustentável
16/12/2004 Distribuição de presentes e música alegram crianças hospitalizadas
15/12/2004 Escola vira galeria modernista
15/12/2004 Arte Por Toda Parte amplia sua atuação