HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

curitiba
17/06/2004
Comunidade tenta mudar imagem de parque

Comerciantes, moradores e órgãos públicos farão uma mobilização neste sábado para tentar mudar a imagem do Passeio Público de Curitiba. A ação, que inclui atividades artísticas e exames médicos, tem por objetivo tornar o local um ponto de referência para o lazer dos moradores da região. “A intenção é retomar o Passeio como um espaço para uso da comunidade. Quando não usamos o que é nosso, outras pessoas ocupam este lugar com a finalidade que lhe convém”, diz o secretário da Defesa Social de Curitiba, Sanderson Diotalevi, referindo-se às prostitutas e indigentes que costumam freqüentar o parque.

Para a comerciante Edeluz Maria Taborda Ribas Alves, presidente da Associação de Moradores da Praça Santos Andrade e Passeio Público, com a criação de outros parques na cidade, o local acabou ficando de lado. “O Passeio é tão bonito e agradável quanto os outros parques e, para quem está no centro, tem a vantagem de não precisar se deslocar. Desocupados existem em todos os lugares”, argumenta.

O parque, construído há 118 anos, também ganhou a atenção dos alunos do Colégio Estadual do Paraná. Para repensar a relação dos estudantes com o local, o Passeio Público se tornou, durante um mês e meio, tema de pesquisa em todas as disciplinas. “Os estudantes descobriram que o local foi abandonado e discriminado sem motivo. Muitos que nunca tinham circulado por lá passaram a ter uma nova visão do parque”, conta a professora Égide Petterle, chefe do setor de comunicação do colégio. Nos próximos meses, algumas aulas de violão e Educação Física ocorrerão no Passeio.

A campanha para movimentação do Passeio Público será neste sábado, das 9 às 13 horas. A programação inclui atrações culturais, como mágicos e pintura livre infantil, e avaliações físicas. Grupos de jovens e idosos atendidos pela Fundação de Ação Social farão apresentação de dança e a Guarda Municipal apresentará um teatro de fantoches.


As informações são da Gazeta do Povo, de Curitiba -PR.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
16/06/2004 Jovens restauradores de Santana de Parnaíba fazem história
16/06/2004
Pneus são reaproveitados e meio ambiente é preservado
15/06/2004
Circuito Social promove cultura para comunidades de baixa renda
15/06/2004
Projeto promove contação de histórias para crianças com câncer
14/06/2004
Reciclagem de jeans é saída para o desemprego em favela de SP
14/06/2004
Comunidade se une e conquista melhorias para o bairro
14/06/2004 Diadema recicla óleo vegetal e poupa o meio ambiente
09/06/2004 Cachorro ajuda dona a recolher material reciclável nas ruas
09/06/2004
Jovens buscam soluções para o desperdício de água
07/06/2004
Ação solidária reúne 3,4 quilômetros de roupas