HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

ação da cidadania
30/07/2004
Jovens poderão trabalhar com a cultura aos sábados

Lívia Cortizo

O projeto Ação da Cidadania inaugurará, a partir do dia 31 de julho, oficinas de arte aos sábados. Atualmente, as aulas acontecem de segunda a sexta, mas devido ao sucesso do programa, seus mentores resolveram ampliá-lo para os finais de semana. Adolescentes e crianças de qualquer faixa etária estão convidadas.

O projeto teve início em 1999 com 50 crianças e cinco oficinas. Hoje, conta com quase 500 jovens e 25 cursos distintos. Reciclagem de papel, cerâmica, grafitagem, sucata e bijuterias são alguns dos cursos oferecidos gratuitamente. Tanto os moradores da região de Santa Tereza, onde o Espaço de Construção da Cultura se localiza, e o público em geral, podem participar.

De acordo com a assessora do projeto, Andrea Barreto, a ação tenta entrosar as crianças e os adolescentes com a arte antes que eles acabem se envolvendo com a criminalidade. “Mostramos a eles outras perspectivas, maneiras diferentes de enxergar o mundo. Queremos que ele se encante com a arte e faça disso até uma fonte de renda”, ressalta. Ela conta que, em 2002, o grupo do espaço montou um espetáculo chamado “Menino No Meio Da Rua” e que, apesar do pouco tempo em cartaz, teve muita repercussão. “Era fantástico. As críticas foram unânimes e a casa estava sempre lotada. Eles reuniram todas as oficinas num só espetáculo.”

Com o objetivo de educar por meio da cultura e da arte, o projeto tenta fortalecer a auto-estima dos jovens e inseri-los na sociedade. “Estamos dando oportunidade para eles se desenvolverem. Fazemos a nossa parte e, em troca, conseguimos ótimos resultados.”

Monique Santos entrou na casa como aluna e, hoje em dia, trabalha como professora. “Estou muito satisfeita em poder trabalhar no que estudo e ao mesmo tempo lidar com um projeto social. Não é ortodoxo. Uso minha criatividade e trabalho com questões diferentes, o tempo todo”, afirma. Ela acrescenta que conseguiu uma bolsa de estudos e agora está quase formada em Psicologia. “Era o que eu queria estudar e, hoje, ajudo os jovens com o que aprendi”, diz a estudante entusiasmada.

Para melhorar o aprendizado, os sábados culturais contarão com exposições de arte e palestras. No dia 31, os visitantes poderão apreciar os trabalhos dos artistas que ministrarão as aulas. Além disso, haverá uma palestra do artista plástico Júlio Castro, com início às 17 horas.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
30/07/2004 Me Conte Sua História inicia nova etapa
30/07/2004
Fisioterapia assistida por cães ganha espaço no país
30/07/2004
Jovens carentes encontram vida nova no trapézio
30/07/2004
Parque de inovação social vai agrupar 15 organizações
29/07/2004 ONG ajuda crianças com paralisia cerebral a melhorar a qualidade de vida
29/07/2004 Projeto oferece educação sexual para jovens
29/07/2004 Mulheres usam ervas contra doenças
28/07/2004 Projeto aposta nas mulheres para ajudar na preservação ambiental
28/07/2004
Creche é referência de responsabilidade social
28/07/2004
Saúde & Alegria mostra a Amazônia no Rio de Janeiro