Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente


Dia 02.05.02

 

 

Só trabalhadores muito otimistas comemoram o 1º de maio

Com renda em queda e desemprego em alta, só com muito otimismo para o brasileiro comemorar o 1.º de Maio. Um em cada cinco trabalhadores da região metropolitana de São Paulo está desempregado, segundo a última pesquisa da Fundação Seade/Dieese. O rendimento médio real do trabalho, nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), acumula queda real de 10,6% desde 1999, quando houve a mudança no regime cambial.

Pior: as projeções para o ano não indicam, até agora, a possibilidade de reversão significativa da situação. A expectativa é de que a massa real de rendimentos, na média, deixe de cair e fique estável. A renda deverá fechar o ano com queda de cerca de 1% ante 2001. Do lado do emprego, também não se vê espaço para um grande aumento no número de ocupados. É que em 2001, quando a atividade encolheu, as empresas não fizeram demissões em massa. Agora, com uma incipiente recuperação da atividade, não haveria espaço para um grande volume de contratações.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Horácio Piva, diz que o Brasil não pode contar apenas com o possível aquecimento da atividade econômica para romper o círculo vicioso do desemprego e da queda da renda. Com base em estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Piva diz que o crescimento precisa ser acompanhado de políticas de combate à pobreza e ao desemprego.

Leia mais:
- Renda e emprego devem continuar estagnados


 

 
                                                Subir    
 

 DIA 30.04.02

  Desemprego faz jovens disputarem trabalho à tapa
   
 

 DIA 29.04.02

  Desemprego faz jovens disputarem trabalho à tapa
   
 

 DIA 26.04.02

  Brasil paga a conta da crise argentina
   
 

 DIA 25.04.02

  Reciclagem de latas movimenta R$ 850 mi no Brasil
   
 

 DIA 24.04.02

  Emprego volta a cair em São Paulo
   
 

 DIA 23.04.02

  Analfabetismo funcional custa U$ 6 bi a empresas brasileiras
   
 

 DIA 22.04.02

  Escolaridade Ú fator determinante sobre a renda