Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente


Dia 08.10.01

 

 

Cresce número de jovens no terceiro setor

Eles têm entre 20 e 35 anos, são formados nas principais universidades do país e apostam no trabalho em Organização Não-Governamentais (ONGs), institutos e associações. O que eles querem é conciliar um trabalho remunerado com uma ação social. São jovens talentos que estão deixando de lado a iniciativa privada e ingressando no terceiro setor. Esse processo ainda é novo, as políticas de desenvolvimento de carreira no terceiro setor ainda estão engatinhando. Mas há um movimento bastante ascendente nesse sentido.

Apesar de atraídos por uma causa e pela satisfação pessoal, esses jovens não estão fazendo filantropia. Eles são registrados, recebem bons salários e conseguem exercer nas entidades assistenciais grande parte dos conceitos de administração e gestão aprendidos na faculdade. No programa de Alfabetização Solidária, por exemplo, do total de 140 consultores, 88% têm nível superior e 17% destes possuem pós-graduação. A maioria tem entre 18 e 25 anos.

Existem poucas pesquisas sobre as entidades sem fins lucrativos no Brasil, mas o movimento de profissionalização é generalizado. O terceiro setor ainda apresenta algumas desvantagens competitivas em relação às companhias tradicionais: os salários são cerca de 20% a 30% menores, dependendo do tamanho da instituição. Também não oferece a remuneração indireta (bônus, participação nos resultados, "stock options"), já que as ONGs não têm lucro. As poucas exceções em relação a benefícios indiretos ficam por conta das fundações corporativas, quando a empresa adota a sua política de benefícios para a instituição social.

Leia mais

Jovens talentos optam por fazer carreira dentro do terceiro setor

Procura aumenta nas universidades

 

 
                                                Subir    
   DIA 08.10.01
  Metade dos latino-americanos vivem em situação de pobreza
   
   DIA 07.10.01
  País deve perder 600 mil empregos neste ano
   
   DIA 06.10.01
  Contratação de temporários deve ficar igual ou abaixo de 2000
   
   DIA 05.10.01
  Prestadoras de serviço são as maiores empregadoras do país
   
   DIA 04.10.01
  Produtos para negros ganham espaço no mercado
   
   DIA 03.10.01
  Governo toma medidas para gerar empregos
   
   DIA 02.10.01
  Banco Mundial prevê aumento da pobreza após atentados