Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente

Mês de Maiol, 2001

 

Empresas percebem que idade não é sinônimo de competência

Uma boa notícia para quem tem mais de 40 anos. Segundo a revista Você S.A do mês de maio, empresas estão descobrindo o óbvio: a idade tem pouco a ver com competência. A revista tenta mostrar que a prática de tratar o profissional como se ele tivesse data de validade para a utilização de seus serviços tende a diminuir.

De acordo com a reportagem, a mudança foi provocada pela alta competitividade no atual mercado de trabalho. As empresas, portanto, estão revisando seu processo de seleção.

Pesquisa realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese com 90 mil habitantes da região metropolitana de São Paulo indica essa tendência. A taxa de desemprego no ano passado caiu 9% entre os trabalhadores com mais de 40 anos. Mais: não apenas estão arrumando empregos mais facilmente como aumentaram também sua participação nos cargos de diretoria . Em 98, eles ocupavam 20% dos cargos de gerência e diretoria; em 2000, 25,4%.

Um dos setores em que o preconceito apresenta significativos sinais de baixa é o de telecomunicações. A escassez de profissionais qualificados fez com que as empresas do setor contratassem profissionais mais experientes, mesmo de outras áreas.

O setor de serviços também está abrindo espaço para profissionais de cabelos grisalhos. O Seade aponta que esse setor foi o maior empregador desse time de trabalhadores. Sozinho, ele foi responsável por 44,2% das contratações em São Paulo.

O McDonald's é um dos exemplos: mesmo com uma força de trabalho composta predominantemente por jovens, só no Brasil o número de contratados acima de 45 anos aumentou mais de 40%.

Para o consultor Luis Augusto Costacurta Junqueira, as empresas estão valorizando mais a capacidade de aplicar o conhecimento, os relacionamentos e os resultados construídos. "Você pode encontrar um jovem com essas virtudes e um quarentão que não tem nenhuma delas. Isso se chama maturidade, que está desvinculada à idade."

Leia na íntegra a reportagem "Qual a sua data de validade", da revista Você S.A.

 
                                                Subir    
   ABRIL
  Valor do Bolsa-Escola não deve ser reduzidol
   
   MARÇO
  Ampliam-se iniciativas de luta contra o trabalho infantil
   
   FEVEREIRO
  Jovens desenham um país promissor e sem desemprego, mostra pesquisa
   
   DEZEMBRO
  Jovens desenham um país promissor e sem desemprego, mostra pesquisa
   
   OUTUBRO
  Sucesso profissional não depende só do diploma universitário