HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

Inclusão
03/01/2006
Cursos de Pedagogia ensinarão linguagem de surdos

A Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) passará a ter formação específica nos cursos de Pedagogia e de formação de professores e será uma das especializações dos cursos de Letras, como uma segunda língua.

A determinação está no decreto apresentado nesta terça-feira pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e é parte da regulamentação da lei de 2002 que tornou a Libras uma forma nacional de comunicação.

A linguagem de sinais é usada por deficientes auditivos para se comunicar. No entanto, até hoje as escolas brasileiras não têm professores com formação específica e não existem cursos nessa área, o que dificulta a comunicação e a aprendizagem dos estudantes surdos nas escolas.

A partir da regulamentação, a disciplina será obrigatória em todos os cursos de licenciatura - independentemente da área - e de Fonoaudiologia e opcional nos demais.

As universidades terão dez anos para oferecerem o ensino de Libras em todos os seus cursos de formação de professores, mas nos próximos três anos já terão que ter a disciplina em pelo menos 20% dos cursos. Em cinco anos, 60% dos cursos precisarão ter a disciplina.

A partir de um ano da publicação da regulamentação, todas as instituições terão que oferecer a formação em Libras como matéria optativa em todos os cursos.

Algumas instituições, no entanto, já tomaram a iniciativa de preparar seus cursos. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vai oferecer o primeiro curso de graduação com especialização em Libras a partir do ano que vem.

Depois de um ano do decreto de regulamentação estar em vigor, as instituições públicas e as empresas da administração federal, direta ou indireta, incluindo as universidades federais e o Sistema Único de Saúde (SUS), terão que ter em seus quadros um tradutor de Libras.

As informações são do site Estadão, editoria Educação.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
02 /01/2006
"Cursos devem ter mercado como uma referência"
19 /12/2005 Universidades adotam currículo flexível
19 /12/2005
Projeto de articulação comunitária em escola do Morro Doce estanca em troca de gestão
05/12/2005 Companhia Vale do Rio Doce prepara ações voluntárias em oito estados no DIA V 2005
04/11/2005 Experiência na TVE-RS mostra diálogo possível entre tevê educativa e Universidade
03/11/2005
USP está entre as 200 melhores no ranking doTimes
01/11/2005 PROUNI deve oferecer mais de 100 mil bolsas
14/10/2005 Estrelas do teatro se apresentam nos CEUs
09/10/2005 Campanha pelo "Bom Humor" e respeito pelo outro
06/10/2005 100 mil trabalhadores poderão entrar no mercado de trabalho devido à novidade tecnológica