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premiação
05/01/2007
Uma roda cheia de inovações melhora a educação de Amparo

Erika Vieira

Na Estância Hidromineral de Amparo, município do interior do estado de São Paulo localizado a 155 KM da capital, funciona um dos dez mais inovadores projetos da educação brasileira. No mês passado o MEC (Ministério da educação) e INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) fizeram um levantamento das propostas educacionais mais eficazes e criativas, premiando as dez primeiras com o Prêmio Inovação em Gestão Educacional.

Muita gente trabalhando junto e remando rumo a mesma direção é a receita que transformou a cidade de Amparo em um laboratório modelo. A gestão participativa aproximou as escolas municipais da comunidade, fazendo com que se apropriassem do patrimônio e se interessassem pelo seu desenvolvimento. Por meio da educação inclusiva o rendimento dos jovens melhorou e a evasão escolar diminuiu para cerca de 60%. “Tudo que é de política pública da escola tem a participação da comunidade para a decisão. A escola está mais próxima das pessoas”, fala a secretária de educação Eliete Aparecida de Godoy.

Depois de um diagnóstico completo, constatou-se que grande parte dos problemas eram provenientes do fato dos funcionários não trabalharem em equipe e desconhecerem detalhes sobre a política educacional. Por isso, junto com a Unicamp a Secretaria Municipal de Educação criou o Fórum de Gestão Participativa, se reunindo mensalmente para discutir as questões que norteavam a educação local. “Os professores que trabalhavam em sala, por exemplo, não sabiam como o orçamento era gasto. Então, fizemos um panorama de todo processo para explicar”, diz a secretária.

As conquistas do Fórum foram a re-adequação do salário dos professores, criação de legislação para dar autonomia financeira à escola, surgiu a função do coordenador de educação inclusiva, além de outras propostas.

Já dentro da sala de aula ninguém mais fica parado. Graças às Rodas e Rodadas o sistema de ensino passou a girar melhor. Nas segundas-feiras a Roda reúne alunos e professores para decidirem o que iram estudar durante a semana. Os estudantes escolhem a ordem de execução das atividades e a sua distribuição durante os períodos de aula. Toda semana uma menina ou menino é eleito como o porta-voz da sala e tem a função de organizar as tarefas.

Enquanto que as Rodadas divide a turma em grupos para trabalharem simultaneamente com atividades diferentes. Uns podem resolver exercícios de matemática, ao mesmo tempo em que outros estudam português. Cada grupo elege um líder para receber da professora as instruções para fazerem as tarefas, e depois passar aos colegas. De sete propostas de lição, os alunos podem escolher cinco.

A experiência aumentou o interesse dos jovens em sala, diminuindo a evasão escolar. Os resultados são vistos na avaliação da Prova Brasil, realizado em 2006 pelo MEC, as médias dos alunos da 4º série ficaram acima da estadual e nacional. A comunidade escolar tornou-se mais participativa e democrática. ”Hoje a gente tem uma característica diferente, vivemos sob o conceito de cidadania”, declara a secretária de educação.

Veja os indicadores divulgados pelo Inep:

Contexto sócio-econômico de Amparo
Estimativa mais recente da população municipal
Em 2006 - 67.503

Valor do Fundo de Participação dos Municípios
Em 2002 - 7.915.734

Valor da Arrecadação Municipal
Em 2005 - 74.588.561

PIB Municipal Total
Em 2003 - 597.070,55

Números da Educação

Número de estabelecimentos de ensino da rede pública municipal
Em 2005 - 24

Matrícula Total da rede pública municipal
Em 2005 - 4.364

Funções docentes* na educação básica
Em 2005 - 229

Percentual de docentes com curso superior
Em 2005 - 70,8
* O mesmo docente pode atuar em mais de um nível / modalidade de ensino e em mais de um estabelecimento

Indicadores Educacionais


Aprovação de 1ª a 4ª série
Brasil - ano de 2001 média de 76,2 / ano de 2004 média de 76,7
Região - ano de 2001 média de 87,3 / ano de 2004 média de 87,7
Estado - ano de 2001 média de 91,2 / ano de 2004 média de 92,3
Município - ano de 2001 média de 85,1 / ano de 2004 média de 90


Distorção idade-série
Brasil - ano de 2001 média de 39,1 / ano de 2004 média de 29,4
Região - ano de 2001 média de 20 / ano de 2004 média de 16,7
Estado - ano de 2001 média de 9,9 / ano de 2004 média de 8,6
Município - ano de 2001 média de 9,5 / ano de 2004 média de 11,2


Não-Promoção (reprovação + abandono)
Brasil - ano de 2001 média de 23,8 / ano de 2004 média de 23,3
Região - ano de 2001 média de 12,7 / ano de 2004 média de 12,3
Estado - ano de 2001 média de 8,8 / ano de 2004 média de 7,7
Município - ano de 2001 média de 14,9 / ano de 2004 média de 10
Fonte: INEP, EDUDATA, IBGE, DATASUS, IPEA, STN

 

   
 
 
 

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