HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

Juventude e Paz
06/07/2004
CESE irá financiar 40 projetos sociais em todo país

A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), organização filantrópica composta institucionalmente por igrejas cristãs, com sede na Bahia, está com inscrições abertas para o Concurso Nacional de Seleção de Projetos. O tema deste ano será "Juventude e Paz", seguindo a proposta da Campanha "Década para a Superação da Violência", do Conselho Mundial de Igrejas. A entidade irá financiar 40 projetos orçados em até R$ 40 mil cada. O objetivo do concurso é reforçar o protagonismo juvenil, com a inclusão da juventude na promoção da paz e no acesso a direitos.

De acordo com Antonio Dimas Galvão, supervisor de projetos do CESE, a organização escolheu os jovens por eles serem as maiores vítimas da violência, principalmente os que vivem nas periferias das grandes cidades brasileiras. "O jovem acaba sendo discriminado como se fosse o causador da violência. Mas é o contrário. Ele é vítima devido à falta de emprego, de educação. A juventude está em crise porque não consegue perseguir seus ideais. A sociedade atual e este sistema não permitem ao jovem sonhar", aponta.

Galvão acredita que há, atualmente, bons projetos sendo desenvolvidas com este enfoque e que, com o apóio financeiro da CESE, as ações poderão se expandir. "Existem muitas articulações propondo iniciativas interessantes para a construção da paz e da cidadania. Elas estão gritando para que suas vozes sejam ouvidas. Queremos, portanto, com esse apóio, penetrar em setores que não conhecemos para que eles possam nos indicar pistas de novas ações", diz Galvão.

Poderão participar da seleção organizações populares, sociais e ligadas à igrejas, além de entidades de assessoria e do movimento popular/social de todo o país. O CESE priorizará as ações desenvolvidas na região Nordeste. Projetos focados no desenvolvimento de políticas públicas para a juventude; superação da violência urbana e do campo e da violência policial, além da violência sexual e doméstica; o fim da discriminação, racismo e intolerância; e a reintegração social do jovem em conflito com a lei e de egressos do sistema de privação de liberdade também terão preferência.

As propostas encaminhadas devem ainda prever atividades como a constituição ou fortalecimento de redes de articulação da juventude; realização de campanhas de defesa e promoção de direitos; capacitação de agentes sociais para atuar nas áreas de desenvolvimento econômico, saúde popular e educação; desenvolvimento de atividades artísticas, esportivas e de defesa do meio ambiente, como instrumentos de mobilização para a construção da cultura de paz. Todos os projetos devem envolver os jovens, seja como beneficiários ou executores da ação. "Como estamos apontando o protagonismo juvenil como destaque, acreditamos que ele é mais possível de se estabelecer quando vem diretamente dos jovens".

Segundo Galvão, é importante que os projetos propostos sejam inovadores e envolvam um grande número de jovens nas atividades. As propostas devem ser bem formuladas e estar em sintonia com o tema do concurso, apresentando claramente os benefícios que a ação desempenhará na comunidade, além de estabelecer um orçamento detalhado. Os projetos serão avaliados e escolhidos pela equipe de assessores de projetos da CESE. "Antes de disponibilizarmos os recursos, procuramos também buscar, junto aos nossos parceiros locais, mais informações sobre todas as propostas selecionadas para verificar a credibilidade social da entidade e a sua idoneidade ética na região".

Os recursos serão encaminhados às entidades selecionadas em uma única parcela, mas a CESE fará o acompanhamento dos projetos por meio de relatórios financeiros e de atividades. Cada organização concorrente pode inscrever um único projeto. Os organizadores esperam receber mais de 200 propostas para seleção. Na edição do ano passado, a primeira, foram selecionados 30 projetos entre os 120 encaminhados, com o tema "Pão e Paz".

Serviço
Inscrições: A organização interessada em participar do concurso deve encaminhar proposta para a Coordenadoria Ecumênica de Serviço até o dia 30 de julho
Endereço: (rua da Graça, nº 164,Graça, Salvador, Bahia, CEP: 40.150-055) ou por e-mail: projeto@cese.org.br.

Resultado: a divulgação dos projetos selecionados será feita até o dia 23 de setembro. O edital está disponível no site (www.cese.org.br). Informações: (71) 336-5457


As informações são do site setor3.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
06/07/2004 Idosos também vão poder estacionar de graça
06/07/2004 Adultos voltam à escola para lutar por emprego
06/07/2004 Santa Maria ganhará restaurante popular
06/07/2004
Chalita diz que forma de correção não compromete avaliação escolar
05/07/2004
Estudo afirma que governo "encurralou" movimentos sociais
05/07/2004 Atendimento de ONGs custa menos do que serviço público
05/07/2004
Governo cria campanha de devolução de armas
05/07/2004
Loteria vai engordar orçamento do MEC em R$ 100 milhões
05/07/2004
Auto-avaliação mediu qualidade de escola