HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

campeão mundial
08/12/2003
Brasil tem um homicídio a cada 12 minutos, diz OMS

O Brasil é o campeão mundial em número de homicídios, com uma pessoa morta a cada 12 minutos. Com 3% da população mundial, o país responde por 13% dos assassinatos. São 45 mil por ano, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Os números foram citados por Carlos Lopes, coordenador residente da ONU no Brasil e representante do Pnund (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil), em audiência na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, realizada na última semana.

Ele foi convidado para participar de audiência pública para falar sobre soberania nacional e execuções sumárias, tema publicado no jornal Folha no dia 6 de novembro, em que afirma que a prática de assassinatos e execuções sumárias tem uma dimensão preocupante no país.

Lopes explicou que os relatores da ONU vêm ao país de forma independente para realizar um trabalho de observação. Ele mencionou que a relatora especial sobre da Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas, Asma Jahandir, fará um relatório do que viu para ser apresentado a Comissão dos Direitos Humanos. Na sua opinião, a situação no país é complicada. "O Brasil é campeão em áreas não muito positivas", afirmou.

Um dos problemas detectados por Asma e comentado por Lopes na audiência é o sistema judiciário. Ele compara os poderes no Brasil e nos Estados Unidos. Segundo Lopes, no Rio de Janeiro apenas 1% dos homicídios são esclarecidos pela polícia, enquanto nos Estados Unidos o esse percentual chega a 70%.

O coodenador da ONU defende que para melhorar a situação é preciso uma modernização no judiciário, e maior atenção ao sistema prisional.




As informações são da Folha Online.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
08/12/2003 Remédios não agem na maioria dos pacientes, diz grupo farmacêutico
08/12/2003 Cultos exaltam negócios e dão orientação financeira
08/12/2003 Empresários lotam templo em busca de lucro
08/12/2003 Diretor de instituto culpa a Constituição
08/12/2003 Erros de identificação condenam inocentes
05/12/2003 Doutores da Alegria criam “Universidade do Riso”
05/12/2003 USP testa célula-tronco contra o diabetes tipo 1
05/12/2003 Desigualdade digital entre países ricos e pobres diminui, diz ONU
05/12/2003 Esquerda do PT cobra saída de Flamarion Portela