HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

informática
05/12/2003
Desigualdade digital entre países ricos e pobres diminui, diz ONU

A desigualdade digital entre os países ricos e os pobres vem sendo superada mais rapidamente do que muitos esperavam, segundo a ITU (International Telecommunications Union), agência da ONU (Organização das Nações Unidas), que recentemente divulgou um ranking mundial de acesso à internet e telecomunicações.

A exclusão digital ocupa posição de destaque na agenda da conferência mundial sobre informação, que acontecerá entre os dias 10 e 12 de dezembro, em Genebra. Segundo a ITU, as redes de telefonia se difundiram rapidamente pelos países em desenvolvimento ao longo dos últimos dez anos.

Esperanza Magpantay, um dos autores do relatório de desenvolvimento das telecomunicações da ONU, disse que o crescimento das redes fixas e móveis de telefonia cresceram ainda mais significativamente do que em todo o período anterior a 1990.

Como resultado, até mesmo em um país pobre como a Etiópia, no qual apenas 0,3% da população possui telefones, cerca de 80% dos habitantes têm acesso relativamente fácil a telefones públicos, disse Michael Minges, outro dos autores do documento.

"A disparidade digital não é tão pronunciada quanto se pensava. Na União Européia, o acesso é provavelmente menor e nos países em desenvolvimento ele é maior do que presumíamos", disse Minges à "Reuters".

Minges diz que como resultado, os países em desenvolvimento não precisarão pressionar para que ajuda financeira para o desenvolvimento de infra-estrutura de telecomunicações seja incluída no plano de ação proposto para a conferência.

O pedido de alguns países em desenvolvimento pela criação de um fundo é uma das áreas de desacordo que os enviados vão tentar resolver nas negociações preparatórias finais para a conferência.

Mais de 60 chefes de Estado e governo devem participar do encontro. Fazem parte ainda da agenda do evento discussões sobre liberdade de informação, administração da internet e os problemas causados por spam e pornografia.

 

As informações são da Folha Online.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
05/12/2003 Esquerda do PT cobra saída de Flamarion Portela
05/12/2003 Para Dirceu, deve haver "revolução" na universidade pública
05/12/2003 Senado adia votação do empréstimo do BID para a Prefeitura de São Paulo
05/12/2003 Indústria quer carros com menos impostos
05/12/2003 Empresários animam o "feliz 2004" do PT
04/12/2003 IR congelado corrói salários
04/12/2003 Tabela que reduz valor das aposentadorias já está em vigor
04/12/2003 SP lidera ranking de crianças fora da escola
04/12/2003 Estado aplica avaliação em 4,7 milhões
04/12/2003 CEUs provocam troca de acusações entre governo do Estado e prefeitura