HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

educação
09/08/2004
Brasil quer intercâmbio docente com África

O Brasil está fechando acordos com países da África para intensificar a formação de professores especializados na história do continente. Os negociações avançaram sobretudo na semana passada, quando membros do governo brasileiro, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, viajaram à região para participar da reunião da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

A idéia é fazer intercâmbio de docentes, de modo a cumprir a Lei 10.639/03, que obriga os currículos escolares brasileiros a incluir temas ligados à história e à cultura afro-brasileira. “Somos um país de 180 milhões de habitantes e apenas nove doutores em história africana”, ressalta o assessor especial da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Douglas de Souza.

A ministra de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, esteve em Cabo Verde, São Tomé e Príncipe (ambos países em que o português é língua oficial) e no Gabão. Em contato com ministros desses países, foi acertado que o Brasil oferecerá mais bolsas para estudantes africanos, mas em contrapartida pedirá um intercâmbio com nações da África, em especial as que fazem parte da CPLP (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe; além desses, a comunidade também é formada por Brasil, Portugal e Timor-Leste).

De acordo com Souza, a idéia é levar professores brasileiros dos três níveis de ensino — fundamental, médio e superior — aos países africanos e também trazer especialistas que ministrem cursos no Brasil. A prioridade, afirmou, será a formação de docentes do ensino fundamental e médio.

“Pelo menos metade do nosso povo descende de africanos, mas nas escolas raramente se ensina o colonialismo na África ou os movimentos de independência”, declarou o assessor. “Há ainda no Brasil muita ignorância sobre a África. Ela é vista como se fosse uma coisa só, e não um continente diverso”.

No Brasil, o PNUD desenvolve o Programa de Cooperação entre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que tem entre seus objetivos intensificar o intercâmbio do Brasil com países africanos de língua portuguesa.


As informações são do PNUD Brasil.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
06/08/2004 Investimento em educação cai 58% desde 95
06/08/2004
Concurso irá premiar projetos de reciclagem de materiais em PET
06/08/2004 Falta de recursos afeta funcionamento de universidades
06/08/2004 Desemprego é desgraça, mas brasileiro não desiste, diz Lula
06/08/2004 Bilhete gratuito para idoso volta a vigorar
05/08/2004 Desemprego afeta mais escolaridade média
05/08/2004 Publicação analisa relação dos povos indígenas com a educação no Brasil
05/08/2004 Estados pedem ao MEC recursos para ensino médio
05/08/2004 País reduz número de pobres de 1992 a 2002
05/08/2004
Baixada Fluminense ganha cinema com ingresso a R$ 1