HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

mídia
17/02/2004
'Lula enfrenta momento delicado’, afirma NYTs

NOVA YORK. O primeiro grande escândalo do PT recebeu destaque na edição de ontem do “The New York Times”. A reportagem foi publicada, com foto, no alto da página 3, sob o título “Partido brasileiro é ameaçado por vídeo mostrando suborno”. O jornal exibe uma foto reproduzindo o vídeo em que Waldomiro Diniz está reunido com o banqueiro do bicho Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, chamado de “Charlie Waterfall” na reportagem.

O correspondente Larry Rother informa que “o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está enfrentando pesadas acusações de corrupção envolvendo personalidades de seu governo e o partido que ele fundou”. A reportagem conta que Waldomiro foi demitido na sexta-feira, poucas horas depois que um vídeo incriminatório foi exibido na página na internet da revista “Época”.

“Mas a repercussão do escândalo aparenta atingir seriamente o governo esquerdista liderado pelo Partido dos Trabalhadores, que sempre se apresentou como a única força política distante da corrupção no sombrio mundo político brasileiro. Lula é o fundador do partido, concorreu três vezes à Presidência até ser eleito em 2002 e está enfrentando agora o mais delicado momento de sua administração”, avalia Rother.

O jornal informa ainda que líderes da oposição reagiram às denúncias pedindo uma investigação do Congresso e exigindo a renúncia do chefe da Casa Civil, José Dirceu, que já foi superior imediato de Waldomiro Diniz: “O presidente do PT, José Genoino, tentou afastar o partido do escândalo e do desgaste que ele está causando alegando que Diniz não é membro do partido, mas jornalistas e congressistas responderam que ele não apenas dividia o apartamento com José Dirceu mas exercia um dos mais delicados postos no governo, o de ligação entre o Executivo e o Legislativo”, informa o jornal.

Outras denúncias contra o PT
Depois de descrever o conteúdo do vídeo, a reportagem lembra outros escândalos que estariam ameaçando a credibilidade do PT e de seus militantes, como o assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel, em janeiro de 2002 ( relacionado com contratos municipais ilegais de prestação de serviços) e as acusações de envolvimento de membros do PT com bicheiros no Rio Grande do Sul.



As informações são do jornal O Globo.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
17/02/2004
União perde R$ 2,5 mi por dia com a demora para editar MP sobre os inativos
17/02/2004
Lula volta a defender união de países ricos e pobres no combate à fome
16/02/2004
Servidores federais querem greve
16/02/2004
Bancos de cordões umbilicais geram discórdia entre médicos
16/02/2004
Governo vai mudar residência médica
16/02/2004
Governo do Maranhão lança programa contra trabalho escravo
13/02/2004
Lula quer flexibilização da CLT em 2005
13/02/2004
Governo eleva corte no Orçamento para R$ 7,4 bilhões
13/02/2004
Comércio amarga o terceiro ano seguido no vermelho
13/02/2004
Indústria: emprego tem melhor janeiro desde 95