.

              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

índices de violência
30/08/2005
Centro mais moderno e seguro

Outra paulistana que resolveu investir na região central da cidade é a promoter Fernanda Barbosa. Juntamente com o produtor Cacá Ribeiro, o empresário Marcus Buaiz e o cantor Falcão, do Rappa, pretende ressuscitar o antigo restaurante Paddock, situado à Av. São Luís e transformá-lo em casa noturna.

“Escolhi o centro porque é a cara de São Paulo. Já fiz vários eventos e nunca tive problemas. Sem dúvida, é uma região promissora”.

A aposta da promoter e empresária está correta, do ponto de vista da segurança, a Avenida São Luiz aponta queda nos roubos.

Roubos Av. São Luís

2004
26 roubos
19 roubos transeunte
variação -4%

2005
25 roubos
15 roubos transeunte
variação -21%

Total entre 2004 e 2005
45 roubos
40 roubos transeunte
variação -11%


Camelôs
O delegado seccional do Centro, Mario Jordão, compartilha da opinião do coronel Rodrigues e afirma que a redução dos índices de criminalidade no Viaduto do Chá e na Praça Ramos deve ser atribuída principalmente às ações policiais para a retirada, por exemplo, de ambulantes daquela região num trabalho conjunto com a GCM. “Os flagrantes são feitos diariamente, inclusive até mesmo dos chamados “chapinhas”, que lesam o cidadão pouco avisado, aquele que aposta dinheiro e acaba perdendo às vezes o pouco que tem, se não identifica onde está a moeda sob uma tampinha. Essa famosa lei de Gerson, onde o objetivo é levar vantagem, é a permissividade indevida, gera espaço à prática do primeiro roubo” e essa sensação de que tudo é permitido no versátil centro paulistano tem que ser combatida.

Um exemplo de ação policial que buscou, em linhas gerais, a revitalização da região central da cidade foi a Operação Cracolândia, realizada entre os dias 18 e 27 de julho de 2005. Trabalharam juntas nessa operação Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e Subprefeitura da Sé, a fim de reduzir a criminalidade, aumentar a segurança, fechar estabelecimentos irregulares.

Avenida Higienópolis
Ainda na região central, porém com características diferentes, a Avenida Higienópolis reúne um centro comercial e residencial com fluxo elevado de pessoas e também pode comemorar a queda da criminalidade nas ruas do bairro de classe média alta.

Furtos 2004 2005 Variação %

Tel celular
9
8
-11%
Furto transeunte 15 13 -13%
Furto outros 48 51 + 3 casos
Total de furtos 72 72 0%
       
Roubos 2004 2005 Variação %
Tel celular 0 0 0
Roubo transeunte 16 15 -6%
Roubo outros 3 5 + 2 casos
Total de roubos 19 20 + 1 caso

 

A avenida Higienópolis, com policiamento sob a responsabilidade da 2ª cia. do 7º batalhão, segue a mesma linha do centro da cidade. Durante o horário comercial, das 6h30 às 19h, esse policiamento é reforçado, principalmente por causa do movimento do shopping Pátio Higienópolis.
A área também possui o apoio da base comunitária de segurança, localizada na rua Major Sertório, com o apoio do Rotary local. E além do policiamento ostensivo de rotina há PMs em bicicletas, uma modalidade implantada desde março deste ano, com variação de seis a dez policiais, além de uma viatura que fica no apoio às bicicletas.

Operações conjuntas
Há na região um policiamento ostensivo constante, operações conjuntas com a polícia militar. Uma vez a cada 10 dias são feitas reuniões com as duas polícias, onde são analisados os índices de criminalidade para ver em que área irão atuar de forma mais intensa. No ano de 2004 foram realizadas 36 operações conjuntas, entre a polícia militar e a polícia civil. Só neste ano, até o mês de julho, foram realizadas 21 operações. Na opinião das polícias o policiamento conjunto é o ideal.


CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança
Outra medida adotada é a realização de reuniões entre a Polícia, os Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança), escolas e empresas, nas quais busca-se identificar de que forma podem todos contribuir para ampliar a segurança na região. Graças à participação da população, que colabora diretamente transmitindo informações e denunciando irregularidades, a polícia tem conseguido melhorar o trabalho desenvolvido na área.

Segundo Fuad Salum, presidente do Conseg de Santa Cecília,a integração da comunidade com a polícia é a chave do sucesso na redução da criminalidade. “Conhecemos bem os policiais da área e temos contato com eles todo momento. Desta maneira, podemos indicar onde estão os problemas, para que eles possam atuar. Os Consegs não têm o poder que a polícia tem, então fica difícil fazermos alguma coisa sozinhos. Com a ajuda policial, nossa voz e nosso poder se multiplicam. Acredito que para a polícia também é interessante essa integração, pois nós indicamos os locais onde mais ocorrem infrações”, explica.

Dois exemplo: “ meses atrás, estavam ocorrendo alguns roubos na área do Colégio Rio Branco, contra alunos e pessoas que iam ao shopping. “O Conseg comunicou o fato à polícia militar e isso já não ocorre mais”. Também foi graças ao aviso do Conseg, que a PM aumentou seu efetivo na quadra do Hospital Samaritano, uma área que apresentava problemas.

Outra iniciativa implementada pelo Conseg foi o projeto “Conheça o seu vizinho”, que faz com que as pessoas conheçam umas às outras e avisem sobre possíveis problemas. Além disso, a polícia militar, tirou das ruas os vendedores ambulantes, pois poderiam servir como possíveis informantes de bandidos. Na opinião de Salum, o policiamento comunitário, desempenhado pela polícia militar com o apoio da comunidade (aqui se inclui o Conseg) é o mais eficaz no combate à criminalidade. “Através dele conseguimos buscar a ordem e o progresso, estampados na bandeira brasileira. A ordem significa a segurança pública e o progresso a sociedade civil organizada”, finaliza Fuad.

As informações são da Secretária de Segurança do Município de São Paulo.

   
 
 
 
NOTÍCIAS ANteriores
26/08/2005 Alunos das 1.400 escolas da rede municipal agitam o Sambódromo hoje
26/08/2005 Cidadãos comuns discutem o futuro do país no DNA Brasil
25/08/2005 Violência Institucional ainda é um dos fatores mais preocupantes contra adolescentes
25/08/2005 Violência entre jovens preocupa a comunidade
19/08/2005 USP oferece formação superior a indígenas
18/08/2005 Curso de Contadores de Histórias
17/08/2005 Cidade ganha aliado contra a violência sexual
16/08/2005 Brasileira representante das 8 Metas do Milênio chega ao país
16/08/2005 ONG estimula liderança Voluntária