HOME | NOTÍCIAS  | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 


PARTICIPE
Envie sua opinião

LEIA A REPERCUSSÃO DA coluna

Os CEUs, o marketing e a ignorância

"Gilberto Dimesntein, o tenho com um dos melhores jornalistas deste país, mas quero, respeitosamente, lhe fazer um alerta pelo que o senhor disse na matéria sobre os CEUs. Acho que as notas de todas as escolas públicas não refletem a realidade dos alunos que as freqüentam. Caso contrário, nós não encontraríamos alunos analfabetos cursando 4ª ou 5ª séries. Se possível, e para o bem da educação, acho que o senhor deveria retirar ou corrigir o que falou. Se os políticos levarem o que o senhor disse a sério, eles vão ordenar aos professores que os mesmos devem dar nota acima de oito para todos os alunos."
Cláudio Marcelo de Souza - clamas@bol.com.br


"Quando a Marta estava implantando os CEUs, eu coordenei, de modo autônomo, a transcrição de inúmeras fitas com gravações de debates, de alto nível, sobre o conteúdo educacional a ser aplicado no Projeto. Não tenho nenhuma ligação ou afinidade com as pessoas, partidos, nada, mas tenho a certeza de que se aquilo tivesse continuidade na Prefeitura seguinte, o nível de Educação proporcionado nos CEUs não seria tão indigno. O Kassab continuou prédio, porque dá dinheiro e nome, mas sucateou o conteúdo, porque isso não lhe interessa. Gostaria, se possível, que publicasse o relato e a opinião deste cidadão frustrado por um Projeto que nascia digno de nossas crianças mais desprovidas e tornou-se salão para bailes noturnos tomados por narcotraficantes."
Pedro Sousa - pedrols2005@hotmail.com

"Em grande medida, concordo com o que foi escrito sobre os CEUs. Entretanto, incomoda-me a reprodução de uma interpretação recorrente: a de que os CEUs têm desempenho inferior à média municipal. Se você baixar no site do Inep os números do IDEB, verá que em 2005 havia 21 CEUs. Como que eu sei disso? Simples: trabalhei no Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), avaliando indicadores de educação. Acompanhávamos de perto o desempenho dos CEUs. Estávamos ansiosos pelos números de 2007, para ver se esses CEUs de primeira geração tinham dado resultado. E veja bem: só podemos avaliar os alunos da quarta série. Os de oitava série ainda não podem ser avaliados, pois grande parte do Ensino Fundamental desses alunos não foi feito em CEUs."
Rafael Bianchini Abreu Paiva - rafael.bianchini@bcb.gov.br

“A História está provando que a Educação tem que ser retirada das mãos do Poder Executivo. A Educação é importante demais para prestar-se à política e estar sujeita aos ciclos eleitorais e a descontinuidade dos seus programas. Se a Educação continuar a depender dos compromissos das martas e dos kassabs outro século vai passar sem que nada mude de fato!”
Lárimer Daniel danidoris@uol.com.br

“Visito escolas o dia todo. Públicas e privadas. O segundo semestre é cheio de eventos. Os coordenadores e diretores ficam quase sempre ocupadíssimos. Aí começam aqueles "joãozinhos" botarem as manguinhas de fora. Nesta quinta e sexta (25 e 26/09) encontrei diretor de escola expulsando aluno. Presenciei diretora de escola privada chorando, se lamentando, com saudades, da época que os pais repreendiam os filhos por atos cometidos contra professores e colegas. Hoje virou direito dos alunos!”
André Mantovani - andre.ftdln@hotmail.com

 
 
 

MAIS OPINIÕEs:
02 /10/2008 As Antenas de Marta são um desperdício?
02 /09/2008
Empregada também é trabalhadora?
02 /09/2008
Sabia que o pedágio urbano já existe?
12 /08/2008 Somos ignorantes em São Paulo
01/08/2008 Ficha suja está suja
19/06/2008
Sindicato quer motel em escola
16/06/2008 Melhorou, mas está péssimo
03/06/2008 Lula e o segredo de uma celebridade
20/05/2008 USP dá um péssimo exemplo
Outros comentários