HOME | NOTÍCIAS  | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 


PARTICIPE
Envie sua opinião

LEIA A REPERCUSSÃO DA coluna

Melhorou, mas está péssimo

“Analisando os números do Ideb, percebi que o Estado de São Paulo tem maior queda de desempenho entre as séries iniciais e o final do ensino médio. É preciso que se largue a arrogância de que tem o sistema educacional mais avançado do país e entender que alguma coisa precisa ser repensada. Mas, pelo que li durante todo o ano (para falar a verdade, pelo que li desde 200, quando tive a idéia de voltar para uma escola pública), a preocupação maior do estado parece ser o professor mudar de postura. Seria (verbo na condicional porque não acredito muito nisso) hora de todos mudarmos de postura.”
João Pedro Strabelli, São Paulo (SP) - joao_strabelli@terra.com.br

“Em seu artigo “Melhorou, mas está péssimo”, você cita que os ‘jovens saem da escola, no final do ensino médio, sem saber ler e escrever direito’, mas não explica o porquê. Foi um mero descuido ou preferes não falar da progressão continuada, política aplicada nos últimos anos aqui no Estado de São Paulo? Nosso Estado, aliás, está entre os primeiros porque o índice de aprovação de evasão são alguns dos que mais contam no ranking do Ideb e a progressão continuada cai como uma luva neste aspecto. Já seus efeitos na qualidade real do ensino... bom, você mesmo já disse em seu texto.”
Luciano, São Paulo (SP) - luciano@redeinform.com.br

“Estudar não desperta mais entusiasmo nos jovens. O mundo evoluiu e as escolas não. É difícil para o jovem freqüentar uma “lan house” e depois assistir uma aula aos moldes do século 18. A educação no Brasil precisa chegar no século 21.
saba@uber.com.br

"Professor, ganho em uma semana o que o senhor ganha em um mês, fazendo
aviãozinho!" Ele tem 13 anos de idade..está no ensino fundamental.
macdulu@yahoo.com.br

“Referente à qualidade de ensino, poderemos celerizar o processo incluindo a avaliação do desempenho do professor e usar esse instrumento na sua promoção profissional. Não vejo ninguém defendendo isso. Seria coorporativismo?”
Ademar Sanches Ortega – ademar.sanches@uol.com.br
“Eu não vi comentários criticando a educação do Governo de São Paulo.”
Leonel - mleonelc@gmail.com

“Como brasileiro, fico revoltado com algumas situações. O governo vive de números (índice de reprovação ) zero apesar de o aprendizado ser zero.”
Túlio Cajueiro - tuliocajueiro@gmail.com

“Atenção para sua expressão no início do terceiro parágrafo de sua coluna: “... esse tipo de gente...”. É possível que não quisesse manifestar preconceito algum; contudo, é provável que o tenha.”
Moacir Marques Negri - moacir.negri@terra.com.br

 
 
 

MAIS OPINIÕEs:
03/06/2008 Lula e o segredo de uma celebridade
20/05/2008 USP dá um péssimo exemplo
19/05/2008
O mistério do câncer
12/05/2008
Um oásis de emprego para jovens
06/05/2008 Déficit de QI baiano é verdade
22/04/2008 Isabella mora ao lado
15/04/2008
A herança de Isabella
08/04/2008
Serra já perdeu
31/03/2008
Candidato-trampolim vai quebrar a cara
24/03/2008
Uma vida tocada na flauta

Outros comentários