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Leia
repercussão da coluna: Quem
tem de repetir é a escola
Gilberto,
Concordo
com o que diz sobre a progressão continuada.
Acredito que, se ela for adequadamente aplicada, é
o melhor para o aluno. A reprovação realmente
ataca a auto estima do aluno.
O
problema, é que, nas escolas públicas
estaduais o termo correto seria "promoção
automática". Sou professor efetivo de Matemática
em uma escola pública de ensino médio
no bairro do Tatuapé. Vou dar um exemplo do que
é a política educacional do governo: o
aluno que não ultrapassa os limites de faltas
e está na escola com outros objetivos, pois não
porta material escolar e não participa das aulas,
mesmo tendo menções insatisfatórias
em todas as disciplinas, é encaminhado para a
recuperação de verão, ou de janeiro,
e consequentemente é aprovado.
Estatisticamente,
aliás acho que é isso que para os governantes
é mais importante, esse aluno foi aprovado, tendo
recuperado suas deficiências. Mas, que recuperação
é essa?
Se a progressão continuada fosse levada a sério,
teríamos menos alunos em salas de aula, como
você mesmo menciona em seu texto, e teríamos
melhores condições de acompanhar nossos
alunos.
Digo
isso, levando em conta alguns projetos que ocorrem onde
leciono. Desenvolvo um projeto de reforço em
matemática. Aliás, alguns alunos que participaram
desse projeto conseguiram ingressar no meio do ano em
algumas escolas técnicas estaduais e federais.
Na escola também existe um projeto de coral e
de teatro. Projetos que a Rede Cultura acabou registrando
em sua programação.
Na
verdade, esses projetos ocorrem por iniciativa dos próprios
professores, com o apoio da direção. Se
essas iniciativas tivessem um apoio maior dos governantes,
aplicando, de fato o que diz a lei de diretrizes e bases
da educação, com recuperação
paralela, para realmente ajudar nossos alunos, a escola
pública seria muito melhor.
Mas,
o que vemos, aliás, nos debates dos presidenciáveis,
ouvi mais de uma vez, é que os grandes culpados
pelo fracasso dos alunos são os professores e
nada se fala na prática sobre o que ocorre efetivamente
dentro da escola, com essa política de promoção
automática, que é na minha opinião,
uma das grandes responsáveis pelo fracasso dos
alunos e um grande fator de exclusão social.
Dimitrius
Kalil Vassilopoulos.
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