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 Dia 10.09.02

     

 

Leia repercussão da coluna: Quem tem de repetir é a escola

Gilberto,

Concordo com o que diz sobre a progressão continuada. Acredito que, se ela for adequadamente aplicada, é o melhor para o aluno. A reprovação realmente ataca a auto estima do aluno.

O problema, é que, nas escolas públicas estaduais o termo correto seria "promoção automática". Sou professor efetivo de Matemática em uma escola pública de ensino médio no bairro do Tatuapé. Vou dar um exemplo do que é a política educacional do governo: o aluno que não ultrapassa os limites de faltas e está na escola com outros objetivos, pois não porta material escolar e não participa das aulas, mesmo tendo menções insatisfatórias em todas as disciplinas, é encaminhado para a recuperação de verão, ou de janeiro, e consequentemente é aprovado.

Estatisticamente, aliás acho que é isso que para os governantes é mais importante, esse aluno foi aprovado, tendo recuperado suas deficiências. Mas, que recuperação é essa?
Se a progressão continuada fosse levada a sério, teríamos menos alunos em salas de aula, como você mesmo menciona em seu texto, e teríamos melhores condições de acompanhar nossos alunos.

Digo isso, levando em conta alguns projetos que ocorrem onde leciono. Desenvolvo um projeto de reforço em matemática. Aliás, alguns alunos que participaram desse projeto conseguiram ingressar no meio do ano em algumas escolas técnicas estaduais e federais. Na escola também existe um projeto de coral e de teatro. Projetos que a Rede Cultura acabou registrando em sua programação.

Na verdade, esses projetos ocorrem por iniciativa dos próprios professores, com o apoio da direção. Se essas iniciativas tivessem um apoio maior dos governantes, aplicando, de fato o que diz a lei de diretrizes e bases da educação, com recuperação paralela, para realmente ajudar nossos alunos, a escola pública seria muito melhor.

Mas, o que vemos, aliás, nos debates dos presidenciáveis, ouvi mais de uma vez, é que os grandes culpados pelo fracasso dos alunos são os professores e nada se fala na prática sobre o que ocorre efetivamente dentro da escola, com essa política de promoção automática, que é na minha opinião, uma das grandes responsáveis pelo fracasso dos alunos e um grande fator de exclusão social.

Dimitrius Kalil Vassilopoulos.

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