SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

qualificação
19/08/2004
Policiais da Paulista receberão aulas de inglês e informática

Vanessa Sayuri Nakasato

A partir de setembro, soldados da Polícia Militar (PM) que trabalham nas guaritas de orientação e vigilância da avenida Paulista passarão a ter aulas de inglês e informática. Trata-se do projeto Upgrade, idealizado pela Associação Paulista Viva com o objetivo de associar o policiamento comunitário ao serviço de informações turísticas da região.

De acordo com o presidente da entidade, Nelson Baeta Neves, é fundamental que a PM saiba lidar com computadores e, principalmente, fale o mínimo de inglês. Ele explica que, além de a Paulista ser um ponto turístico e financeiro, pessoas de diversas etnias freqüentam e trabalham no local.

“A Paulista é um lugar onde há pessoas de vários cantos do mundo que falam diversos idiomas. É claro que não é possível ensinar chinês e árabe, por exemplo. Mas o inglês, que é uma língua universal, pode melhorar e muito a prestação de serviço da PM. Hoje, nem a metade dos policiais consegue dizer a um “gringo” como chegar ao MASP”, comenta.

A assessora de comunicação do Comando de Polícia da Capital, tenente Tânia Pinc, concorda. Segundo ela, não adianta ser um bom policial e não conseguir se comunicar. “Além de melhorar o atendimento aos cidadãos, os cursos valorizarão os policiais. O projeto é muito bem-vindo e está sendo visto com bons olhos pela PM.”

Os cursos são facultativos e os policiais podem escolher entre estudar inglês ou informática. Ao todo, são 700 vagas com duração de um ano. Neves não recebeu, ainda, o número de inscritos. Entretanto, levanta a possibilidade de não ter todas as matrículas preenchidas pela PM.

“Tem gente bastante interessada em aprender. Porém, tem aqueles que não estão nem aí. Eu lamento, porque justamente eles [PMs] que nunca têm tempo para nada, perderão a oportunidade de se qualificar. Não estou falando, apenas, em desperdiçar chances de crescer dentro da corporação por ter um conhecimento a mais. Mas fora dela”, afirma.

As vagas que não forem preenchidas serão destinadas a comunidades carentes.

Útil e agradável
Conforme o presidente da Paulista Viva, a qualificação da PM poderá ter maior serventia do que o imaginado. Neves conta com exclusividade ao site GD que a entidade está buscando um acordo entre o Estado e a prefeitura para transformar o posto de informações turísticas do Anhembi em posto de informações turísticas de São Paulo.

Atualmente, o quiosque localizado em frente ao Parque Trianon só possui informações que dizem respeito ao governo municipal. “O Anhembi é uma espécie de Secretaria de Turismo da capital paulista. Por isso, existem lugares e programas culturais que não são divulgados pelo posto: os que pertencem ou são oferecidos pelo governo estadual. O nosso intuito é unir tudo em um terminal de computadores e facilitar a vida dos turistas e dos paulistanos”, ressalta Neves.

Caso a idéia se concretize, os policiais que fizerem um dos cursos e desejarem trabalhar com turismo, terão total apoio e incentivo da entidade e da PM. “Se a pessoa gostar do serviço, por que não? Será uma forma de ela cuidar da segurança e utilizar o que aprendeu fazendo algo diferente. Quem sabe, até, servindo de guia para quem precisar.”

O projeto Upgrade contará com professores de informática cedidos pela Faculdades Associadas de São Paulo (FASP), 17 computadores e um professor de inglês em tempo integral. A sede ficará na esquina da alameda Santos com a rua da Consolação.

 
 
 

notícias ANTERIOREs:
19/08/2004 Justiça faz mutirão para retirar propaganda eleitoral irregular da cidade
18/08/2004 Reforma dá cores alemãs ao Brooklin
18/08/2004
Bairros da zona leste lideram o ranking de adolescentes grávidas
18/08/2004
SP reduz verba de programa para deficiente
17/08/2004
Candidatos assinarão documento com promessas
16/08/2004
Gastos pós-bilhete único tendem a subir
16/08/2004
ONG quer retirar comércio ambulante do centro da cidade
13/08/2004
Fetiches da moda viram exposição
13/08/2004
Comunidade do Brooklin abraçará bosque em protesto
13/08/2004
Pelo menos 23 vereadores de SP tiveram aumento de patrimônio