Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente

Dia 10.05.00

 

 

País perde investimentos por falta de sorriso

Cristina Mori
Equipe GD

O Brasil precisa qualificar "profissionais do sorriso" se quiser receber investimentos em turismo. O alerta é do professor e pesquisador José Pastore, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Garçons, recepcionistas e cobradores se enquadram na "categoria", que também abrange médicos, advogados e apresentadores de TV, entre outros. São atividades que exigem sorriso sincero, atenção e persuasão do profissional.

De acordo com Pastore, cadeias estrangeiras de hotéis deixam de se instalar no Brasil por acreditar que os serviços de garçom, camareira, recepcionista e telefonista não atingirão o alto padrão de atendimento exigido, mesmo em se tratando de tarefas operacionais.

No restaurante do Renaissance, hotel de luxo em São Paulo, todos os garçons possuem formação superior e falam inglês. "Os salários também são mais altos, para manter o padrão", afirma Pastore. O hotel não divulga os valores.

A baixa formação escolar é uma dificuldade também nos cursos técnicos. "Tivemos que desenvolver um material mais visual para o treinamento de funcionários analfabetos, já que não dá para passar nada escrito", explica Ana Beatriz Gemha, responsável pelos cursos de reciclagem do Senac (Serviço Nacional do Comércio).

 

 
                                                Subir    

   ANTERIORES
  Cursos de medicina podem fechar
  Mulheres são minoria mal-treinada em informática
  Paulo Maluf diz que sabe como gerar empregos em São Paulo
  Rose Neubauer chama grevistas de "sem-sentido" e se recusa a negociar
  Dossiê traça panorama do trabalho
  Intuição ajuda na escolha de emprego