Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/05/2006 - 15h24

77% dos consumidores são infiéis, aponta pesquisa

Publicidade

KAREN CAMACHO
da Folha Online

A infidelidade dos consumidores está tirando o sono dos supermercadistas e fornecedores e é apontado como o fator que mais impacta nos resultados dos negócios. De acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela Apas (Associação Paulista de Supermercados), encomendada à ACNieslen e LatinPanel, 77% dos consumidores fazem compras em três ou mais locais diferentes.

Outra preocupação dos supermercadistas é o endividamento do consumidor. De acordo com a pesquisa, o brasileiro gasta, em média, 3% mais do que recebe por mês. Da renda, 21% são gastos com alimentação e bebida e outros 8% com alimentação fora de casa.

Para reverter o quadro de infidelidade, os supermercados adotam estratégias para criar uma identificação com o consumidor. Variedade, serviço, preços acessíveis e marcas próprias de qualidade são alguns dos pontos perseguidos pelos comerciantes para garantir a clientela.

Com a concorrência acirrada, a queda nos preços dos produtos e o aumento nos custos, os números do setor também não são os melhores. Em volume de vendas, houve um crescimento de 4,8% em 2005 em relação a 2004. O faturamento, no entanto, não acompanhou a alta e ficou em 0,9%, fechando o ano em R$ 106,3 bilhões.

"Os preços vêm se mantendo estáveis e as margens são cada vez menores. A estratégia dos supermercados para contornar essa questão tem sido ampliar a variedade de oferta de marcas e produto nas prateleiras", disse o presidente da Apas, Sussumu Honda. A pesquisa, de acordo com ele, vai "nortear ações estratégias para a indústria e varejo".

João Carlos Lazzarini, diretor da ACNielsen e um dos responsáveis pela pesquisa, disse que até a metade do século passado o consumidor era "extremamente fiel" e que o lançamento de muitos produtos colabora para a troca de marca. Ele disse que, em 2004, 9,5 mil novos produtos entraram no mercado brasileiro e apenas 15% deles sobreviveram ao primeiro ano. Em 2001, 61% dos consumidores eram infiéis.

A pesquisa apontou ainda as principais preocupações e mudanças de hábitos dos consumidores, para que suas necessidades sejam atendidas pelo varejo. Entre as prioridades do consumidor estão limpeza (69%), qualidade e frescor em carnes e aves (62%) e em frutas, legumes e verduras (62%).

Na pesquisa sobre os hábitos do consumidor, 83% se preocupam com conservação do alimento, 79% guardam primeiro os produtos perecíveis e 75% verificam os prazos de validade. Apenas 37% fazem lista de compras.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Apas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página