Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2006 - 21h23

Após acordo sobre gás, Evo Morales parabeniza Lula por vitória

Publicidade

da Folha Online

O presidente da Bolívia, Evo Morales, parabenizou hoje o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela reeleição e considerou que a vitória mostra a vocação de mudança do povo brasileiro e o avanço de governos progressistas na América Latina.

Em declaração à estatal Agência Boliviana de Informação, Evo Morales disse que "com a vitória de Lula se abrem as possibilidades de fortalecer a cooperação e os acordos políticos, econômicos e culturais com um país como o Brasil."

Lula defendeu, durante a campanha eleitoral, uma posição bem mais diplomática com a Bolívia do que seu adversário, o tucano Geraldo Alckmin.

Ontem Brasil e Bolívia fecharam um novo acordo para a exploração de gás pela Petrobras no país vizinho. Segundo integrantes do governo vizinho, a Bolívia vai ficar com 82% dos lucros obtidos pela Petrobras --a alíquota é hoje de 50%. Autoridades brasileiras, dizem, entretanto, que essa alíquota será variável.

O acordo foi parcial e não chegou a uma definição de novos preços para o gás vendido ao Brasil --cerca de 26 milhões de metros cúbicos por dia.

Além disso, ainda não se sabe se a Petrobras vai continuar a refinar combustíveis no país vizinho ou venderá seus ativos nessa área e permanecerá apenas na exploração de gás.

Esses pontos devem ser definidos nos próximos dias em novas reuniões que serão mantidas com representantes dos dois governos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a nacionalização na Bolívia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página