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03/09/2001
-
10h33
PAULA PAVON
da Folha de S.Paulo
Nos Estados Unidos e na Europa, os fundos de investimento que aplicam em empresas socialmente responsáveis são tão populares que é comum encontrá-los nas prateleiras das instituições financeiras de varejo.
"Temos um supermercado de fundos com três mil produtos e alguns deles são fundos que só investem em empresas socialmente responsáveis", diz Luiz Souto Maior, diretor-executivo da Charles Schwab para o Brasil.
Maior afirma que os investidores que buscam produtos com esse perfil visam, principalmente, a seguir seus princípios éticos e morais. "Eles também olham o aspecto financeiro, mas querem estar em linha com aquilo que acreditam."
Christopher Wells, analista da corretora Unibanco, afirma que "no exterior existe uma preocupação crescente com o conceito de responsabilidade social".
"Nos EUA, existem US$ 2,2 trilhões investidos em fundos com algum tipo de cunho social e ambiental", diz.
No Brasil, segundo Valdemar Oliveira Neto, do Instituto Ethos, não existem ainda empresas que seguem 100% os princípios de responsabilidade social.
"Temos 460 empresas associadas que têm se esforçado para seguir todos os critérios de responsabilidade social", diz.
De acordo com Neto, é fácil identificar uma empresa socialmente responsável: elas mantêm uma boa qualidade de relacionamento com funcionários, se preocupam em criar sistemas para reduzir o impacto de sua atividade produtiva no meio ambiente e não têm passivos trabalhistas nem ambientais.
Investir em empresa socialmente responsável é comum no exterior
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da Folha de S.Paulo
Nos Estados Unidos e na Europa, os fundos de investimento que aplicam em empresas socialmente responsáveis são tão populares que é comum encontrá-los nas prateleiras das instituições financeiras de varejo.
"Temos um supermercado de fundos com três mil produtos e alguns deles são fundos que só investem em empresas socialmente responsáveis", diz Luiz Souto Maior, diretor-executivo da Charles Schwab para o Brasil.
Maior afirma que os investidores que buscam produtos com esse perfil visam, principalmente, a seguir seus princípios éticos e morais. "Eles também olham o aspecto financeiro, mas querem estar em linha com aquilo que acreditam."
Christopher Wells, analista da corretora Unibanco, afirma que "no exterior existe uma preocupação crescente com o conceito de responsabilidade social".
"Nos EUA, existem US$ 2,2 trilhões investidos em fundos com algum tipo de cunho social e ambiental", diz.
No Brasil, segundo Valdemar Oliveira Neto, do Instituto Ethos, não existem ainda empresas que seguem 100% os princípios de responsabilidade social.
"Temos 460 empresas associadas que têm se esforçado para seguir todos os critérios de responsabilidade social", diz.
De acordo com Neto, é fácil identificar uma empresa socialmente responsável: elas mantêm uma boa qualidade de relacionamento com funcionários, se preocupam em criar sistemas para reduzir o impacto de sua atividade produtiva no meio ambiente e não têm passivos trabalhistas nem ambientais.
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