Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/09/2001 - 10h33

Investir em empresa socialmente responsável é comum no exterior

Publicidade

PAULA PAVON
da Folha de S.Paulo

Nos Estados Unidos e na Europa, os fundos de investimento que aplicam em empresas socialmente responsáveis são tão populares que é comum encontrá-los nas prateleiras das instituições financeiras de varejo.

"Temos um supermercado de fundos com três mil produtos e alguns deles são fundos que só investem em empresas socialmente responsáveis", diz Luiz Souto Maior, diretor-executivo da Charles Schwab para o Brasil.

Maior afirma que os investidores que buscam produtos com esse perfil visam, principalmente, a seguir seus princípios éticos e morais. "Eles também olham o aspecto financeiro, mas querem estar em linha com aquilo que acreditam."

Christopher Wells, analista da corretora Unibanco, afirma que "no exterior existe uma preocupação crescente com o conceito de responsabilidade social".

"Nos EUA, existem US$ 2,2 trilhões investidos em fundos com algum tipo de cunho social e ambiental", diz.

No Brasil, segundo Valdemar Oliveira Neto, do Instituto Ethos, não existem ainda empresas que seguem 100% os princípios de responsabilidade social.

"Temos 460 empresas associadas que têm se esforçado para seguir todos os critérios de responsabilidade social", diz.

De acordo com Neto, é fácil identificar uma empresa socialmente responsável: elas mantêm uma boa qualidade de relacionamento com funcionários, se preocupam em criar sistemas para reduzir o impacto de sua atividade produtiva no meio ambiente e não têm passivos trabalhistas nem ambientais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página