Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/09/2001 - 12h47

BCE corta juros em 0,5 ponto, para 3,75% ao ano

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

O BCE (Banco Central Europeu) reduziu a taxa básica de juros na zona do euro em 0,5 ponto percentual, para 3,75% ao ano. Essa é a menor taxa registrada na região desde setembro de 1999.

A queda dos juros promovida pelo BCE surpreendeu o mercado. A última alteração promovida pela instituição foi no dia 30 de agosto deste ano, quando a taxa caiu para 4,25% ao ano.(Veja especial sobre a reação dos mercados).


Em seu comunicado, o BCE destaca que a decisão de reduzir a taxa de juros em 0,5 ponto foi influenciada pela incertezas com relação ao crescimento da economia mundial depois dos ataques terroristas que atingiram os EUA na última terça-feira.

O BCE destacou ainda a decisão do Fed (BC dos EUA) de reduzir também em 0,5 ponto percentual a taxa básica de juros norte-americana para 3% ao ano, com o objetivo de conter a possibilidade de uma queda acentuada nas Bolsas de Wall Street.

"Na visão do Conselho de governadores do BCE, os recentes eventos nos EUA podem afetar a confiança na zona do euro e causar adversidade à economia, com a possibilidade de redução do crescimento do PIB (produto interno bruto) e levando em conta a redução dos riscos inflacionários na região, a mudança na taxa de juros é apropriada'', destaca a nota da instituição.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia


A evolução dos juros nos EUA
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página