Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2001 - 17h20

Bolsas de Nova York despencam pelo quinto dia consecutivo

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

A expectativa sobre o impacto que uma retaliação dos EUA aos ataques terroristas possa vir a ter sobre a economia mundial somado aos anúncios de demissões e redução no faturamento das empresas, principalmente do setor aéreo faz com que as Bolsas de Nova York terminassem com desvalorização pelo quinto dia consecutivo.

Na Bolsa de Valores de Nova York, o índice Dow Jones recuou 1,68%. Na semana, o Dow Jones caiu 14,26%, sua pior atuação semanal desde outubro de 1932.

Segundo a CNN, o mercado norte-americano de ações perdeu US$ 1,4 trilhão nesta semana - o equivalente a três vezes o PIB do Brasil.

O S&P-500 fechou em queda de 1,91%, somando 965 pontos. Esse é o pior patamar registrado pelo indicador desde 1957. O S&P-500 concentra 75% dos negócios na Bolsa de Nova York e o indicador onde estão listadas as 500 maiores companhias dos EUA.

A Bolsa eletrônica Nasdaq - que reúne as empresas de tecnologia- despencou 3,25%. As perdas foram puxadas principalmente pelas ações da Palm, que recuaram 17,2%. Os papéis da Intem, fabricante de semicondutores, também tiveram desvalorização e caíram 6,58%.

Hoje, a agência internacional de classificação de risco Fitch divulgou em seu estudo semestral que a economia mundial está enfrentando a pior crise das duas últimas décadas e deve ter uma crescimento de apenas 1,25% em 2001.

Leia mais no especial sobre atentados nos EUA

Leia mais sobre os reflexos do terrorismo na economia
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página