Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/10/2001 - 20h12

Banco Mundial prevê aumento da pobreza no mundo

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Os efeitos dos ataques serão sentidos neste ano e no próximo, freando o crescimento econômico e aumentando a pobreza mundial, prevê o Bird (Banco Mundial), em análise divulgada hoje.

De acordo com o Bird, isso se traduzirá no acréscimo de 10 milhões de pessoas à população de miseráveis do planeta e na morte de 20 mil a 40 mil crianças abaixo de cinco anos, vítimas de desnutrição e da falta de tratamento médico adequado.

"Estimamos que milhares de crianças morrerão, especialmente na África, como resultado dos ataques", disse James Wolfensohn, presidente do Bird. Motivo: queda de renda e investimentos.

Antes dos ataques, o Bird esperava o crescimento de 2,9% para os países pobres neste ano, em comparação aos 5,5% no ano passado. Agora, a instituição acha que o crescimento dos países em desenvolvimento não passará de 2,8%. Para 2002, a previsão foi revisada de 4,3% para algo entre 3,5% e 3,8%.

Segundo o Bird, os ricos crescerão 0,9% neste ano, e não mais 1,1%. A estimativa para o ano que vem foi revista de 2% para um índice entre 1% e 1,5%.

Também hoje, o economista-chefe da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), Ignazio Visco, disse que os EUA enfrentarão uma recessão neste semestre, enquanto a União Européia crescerá "muito pouco".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página