Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2001 - 08h00

Tesouro dos EUA pode lançar bônus de guerra

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Pela primeira vez desde que entraram na Segunda Guerra Mundial, em dezembro de 1941, os EUA devem lançar bônus de guerra para financiar os custos da luta contra o terrorismo.

O projeto foi aprovado ontem pela Câmara, e agora fica a cargo do Departamento do Tesouro decidir pela emissão ou não dos títulos.

Os chamados títulos de guerra têm rendimentos inferiores aos oferecidos normalmente pelo governo. Eles são vistos como uma maneira de os investidores mostrarem patriotismo.

Para alguns analistas, entretanto, a medida terá mais o efeito de levantar o moral da população do que propriamente financiar o esforço bélico americano. "Do ponto de vista financeiro, isso é insignificante", disse Henry Aaron, economista sênior na Brookings Institution. "Pode ser que, do ponto de vista psicológico, o efeito seja maior", completou.

Segundo a lei americana, o dinheiro aplicado em bônus de guerra é posto em um fundo que pode ser usado para qualquer tipo de despesa _não só para pagar operações militares. Para os defensores do bônus, eles terão impacto positivo na população.

"Os bônus dariam voz a inúmeros americanos que procuram uma forma de ajudar nesses tempos de necessidade", disse o senador Mitch McConnell, um dos principais defensores da idéia.

Ainda que tenha aprovado a idéia, o Tesouro disse que talvez não precise emitir esses títulos.
*Com agências internacionais

Leia mais:
  • Conheça as armas usadas no ataque

  • Saiba tudo sobre os ataques ao Afeganistão

  • Entenda o que é o Taleban

  • Saiba mais sobre o Paquistão

  • Veja os reflexos da guerra na economia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página