Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2001 - 18h13

Venda de passagens nacionais vai disparar no final do ano

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

Depois de despencar 70% na primeira semana depois dos atentados terroristas, a venda de passagens aéreas internacionais começa a se recuperar. Dados da Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagens) mostram que a queda já recuou para 33% um mês depois dos ataques em relação ao mesmo período do ano passado.

A previsão da Abav é que a venda de passagens internacionais feche o ano com uma queda de 13,8% em relação a 2000. A queda reflete basicamente os reflexos dos atentados terroristas, já que no primeiro semestre houve uma redução de 5,8% na venda de bilhetes internacionais. Para o segundo semestre, a queda será de 24,3%.

Enquanto a venda de passagens internacionais despenca, o movimento do turismo doméstico está a todo vapor. Segundo o diretor da Abav, Leonel Rossi, os turistas estão trocando as rotas internacionais pelos pacotes nacionais.

"Num primeiro momento, estão sendo vendidos os pacotes mais caros, como final de ano em resorts. São vendas para pessoas que viajariam para o exterior, mas preferiram ficar no Brasil."

Estudo da Abav mostra que a venda de passagens domésticas deve fechar o ano com crescimento de 21,7%. Esse movimento é puxado pelo ritmo de vendas do segundo semestre, que deve registrar alta de 29,7%. No primeiro semestre, o crescimento foi de 13%.

Segundo Rossi, a tendência é da venda de pacotes nacionais disparar no final do ano.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página