Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2001 - 18h58

Fed sinaliza novos cortes de juros ainda este ano

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

O Fed (Federal Reserve, BC dos EUA) deixou claro no comunicado em que explica a redução de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros do país que pode promover novos cortes ainda este ano.

No texto, o Fed afirma que ainda vê sinais de fraqueza e que essa é a principal ameaça para a economia e não a pressão sobre os preços. ao admitir que a pressão sobre os preços não é tão importante, o Fed sinaliza que pode vir a promover novos cortes. O PIB dos EUA teve retração de 0,4% no terceiro trimestre deste ano e tem apresentado redução desde o início do ano.

''Os riscos estão crescendo e as atuais condições podem gerar mais depreciação econômica'', afirma o comunicado. A instituição disse ainda que caso o PIB (Produto Interno Bruto) do país continue apresentando contração a política de redução dos juros continuará sendo adotada.

''Apesar da necessidade de investimentos, pode haver retração na produtividade por um tempo'' afirma o Fed. ''No longo prazo, há expectativa de crescimento na produtividade e na economia, o que pode se tornar favorável e deverá se tornar evidente para forçar uma não usual restrição da demanda''.

Hoje, o Fed reduziu a taxa básica de juros do país em 0,5 ponto percentual, para 2% ao ano. O corte foi o décimo realizado só este ano.





 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página