Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/01/2002 - 11h37

Banco Central Europeu mantém taxa básica de juros em 3,25%

Publicidade

JOÃO SANDRINI
da Folha Online

O Banco Central Europeu manteve a taxa básica de juros dos 12 países que adotaram o euro como moeda em 3,25% ao ano.

Em sua primeira reunião do ano, o BCE entendeu que os quatro cortes nos juros realizados em 2001 já podem ter sido suficientes para reativar a economia.

Para analistas, se a inflação se mantiver sob controle e não houver sinais de retomada econômica, o BCE deve cortar a taxa básica de juros novamente em março, quando acontecerá sua próxima reunião.

A decisão de manter a taxa mínima dos leilões de refinanciamento em 3,25% não foi uma surpresa, após o presidente do banco, Wim Duisenberg, reiterar que os juros estavam em um nível apropriado para abrir o caminho para uma recuperação econômica enquanto contêm os preços.

O BCE não fez comentários sobre sua decisão, mas Duisenberg fala a jornalistas às 12h (horário de Brasília).

A entrevista será precedida por outra juntamente com o Comissário de Assuntos Econômicos da União Européia, Pedro Solbes, e com o ministro da Economia da Espanha, Rodrigo Rato, sobre o lançamento do euro.

A maioria dos economistas consultados pela Reuters na semana passada estimou que o BCE cortará os juros em pelo menos 0,25 ponto percentual na próxima reunião, em resposta à inflação em queda e à fraqueza econômica nos 12 países da região.

Com informações da Reuters.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página