Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2002 - 11h35

Preços ao consumidor nos EUA recuam 0,2% em dezembro

Publicidade

da Folha Online

O CPI (sigla em inglês para índice de preços ao consumidor) em dezembro registrou baixa de 0,2%. Analistas esperavam que o indicador se mantivesse inalterado.

No mês anterior, o principal termômetro inflacionário dos EUA permaneceu inalterado (dado não revisado), após queda de 0,3% em outubro.

Excluindo-se as variações dos preços de energia e alimentos, o chamado núcleo do CPI subiu 0,1%, após alta de 0,4% em outubro.

No ano passado, o CPI cresceu 1,6%, o menor acréscimo desde 1998. Em 2000, o indicador registrou aumento de 3,4%. Já o núcleo do índice teve alta de 2,7% em 2001, após crescimento de 2,6% no ano anterior.

Para analistas, a baixa inflação pode ajudar a economia dos EUA a se recuperar mais rapidamente. O resultado do CPI também dá espaço para o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) continuar com sua política de cortes na taxa básica dos juros.

Somente no ano passado, o Fed reduziu os juros 11 vezes, para 1,75%, o menor nível em 40 anos. O conselho de política monetária do banco se reúne no próximo dia 30 para decidir o futuro dos juros.

Leia mais
  • Produção industrial dos EUA cai 0,1% em dezembro

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página