Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2000 - 19h11

Saiba quem é Tereza Grossi, 51, aposentada, 1ª mulher a assumir BC

Publicidade

da Folha Online


Tereza Cristina Grossi Togni, 51, é funcionária de carreira do Banco Central e está na instituição há aproximadamente 15 anos. Foi a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora de fiscalização do BC.

Grossi será agora a primeira mulher a assumir, mesmo interinamente, a presidência do Banco Central. Ela responderá pelo banco entre os dias 5 e 11 de setembro, quando o presidente da instituição vai à Nova York.

Hoje, o "Diário Oficial" da União publicou a autorização de sua aposentadoria.

Tereza Grossi é acusada de prevaricação (omitir-se ao tomar conhecimento de irregularidades), peculato (desvio de dinheiro público com a ajuda de servidores) e improbidade administrativa no caso de socorro aos bancos Marka e FonteCindam. Ela está sendo processada formalmente e chegou a ser afastada do cargo por ordem de liminar, depois cassada, da Justiça Federal.

Na época da ajuda aos bancos, ela ocupava interinamente a chefia do Departamento de Fiscalização.

De acordo com o BC seu salário é de R$ 8. 000. O valor da aposentadoria de Grossi não foi revelado.

Em dezembro de 99, o presidente do BC, Armínio Fraga, escolheu Grossi para substituir Luiz Carlos Alvarez, que havia sido demitido da diretoria de Fiscalização por chamar de "lixo" o relatório da CPI. FHC vetou a indicação devido às reações negativas ao nome dela.

Quando Grossi foi novamente indicada para o cargo, FHC e Fraga participaram das negociações para que o Senado aprovasse seu nome.

Em junho deste ano, o Ministério Público Federal foi à Justiça para afastar Grossi da diretoria de Fiscalização do BC.

No final de julho, a 22ª Vara Federal de Brasília concedeu liminar afastando Grossi da diretoria de Fiscalização. A decisão foi revista três dias depois pelo TRF ,que derrubou a liminar e reconduziu Tereza Grossi ao cargo.

Grossi disse afirma que "a decisão de não deixar os bancos quebrarem não foi da Tereza, foi da diretoria". Na ocasião, Chico Lopes comandava a diretoria do BC.

Leia também:
Tereza Grossi, 51, se aposenta mas fica no BC
Fraga viaja e Tereza Grossi assume BC

Clique aqui para ler mais sobre economia no Dinheiro Online e na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página