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13/03/2002 - 18h42

"Jade" faz Marrocos virar a bola da vez em viagens internacionais

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FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O sucesso da novela "O Clone", da Rede Globo, obrigou as agências de viagem a lançar pacotes de viagens para Marrocos, onde se passa parte da complicada história de amor entre Jade (Giovana Antonelli) e Lucas (Murilo Benício). A agência Via MC, por exemplo, criou dois produtos diferentes de viagem para o Marrocos desde que a novela entrou no ar: um de viagem e outro, que alia curso de idioma espanhol em Málaga e viagem ao Marrocos. A Agaxtur também reconhece o aumento da procura de pacotes de viagem ao país.

"O público começou a cobrar pacotes para o Marrocos. Toda vez que uma novela tem locação no exterior, há uma elevação da demanda de passageiros para o local'', disse a diretora-geral da Via MC, Maria Cristina Buchalla.

Segundo ela, a idéia do curso de espanhol em Málaga com viagem para o Marrocos surgiu dos próprios estudantes. "Os alunos iam para Málaga e pediam para nós ajeitarmos a viagem para o Marrocos, pois os dois lugares ficam muito perto um do outro."

Maria Cristina contou que graças a "O Clone'', Marrocos virou a bola da vez na procura por pacotes de viagem. Mas dois anos atrás, quando a Globo começou a exibir "Terra Nostra'', a Via MC foi surpreendida por um aumento na venda de viagens para a Itália.

"Precisamos estar atentos a esses modismos para descobrir oportunidades de mercado. Quando não percebemos de imediato, o próprio cliente começa a pedir pelo pacote e a gente acaba lançando'', disse Maria Cristina.

No ano passado, a Via MC levou 700 estudantes para o exterior, entre cursos de high school, extensão universitária e de idiomas. Para este ano, devido à retração da demanda internacional, a previsão da diretora é enviar 650 estudantes para o exterior.

Segundo ela, o setor já começou a se recuperar da retração na venda de viagens internacionais depois dos atentados terroristas de 11 de setembro. Mas a recuperação não deverá elevar a venda de viagens internacionais para os mesmos patamares registrados antes dos atentados. "O público começou a procurar por outros destinos depois dos atentados. Isso ajudou a não derrubar tanto o mercado."

As companhias aéreas brasileiras transportaram menos passageiros para fora do país em fevereiro. No mês passado, houve uma queda de 6% na demanda pelos vôos internacionais em relação com os números de fevereiro de 2001. Viajaram para fora do país em fevereiro 1,737 milhão de passageiros, contra 1,849 milhão no mesmo mês do ano passado.
 

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