Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/03/2002 - 18h51

"Quase moedas" já são 33% do dinheiro em circulação na Argentina

Publicidade

da Folha Online

Um em cada três pesos em circulação na Argentina são títulos de Províncias que se tornarão pesos apenas daqui a um certo tempo.

Os governadores das Províncias argentinas estão emitindo títulos para financiar suas despesas com salários e investimentos desde do ano passado. Estes títulos têm um prazo para serem trocados por pesos.

Estes papéis, que tem um nome em cada Província (patacones, lecops, lecors e quebrachos, por exemplo), foram chamados ontem pelo presidente Eduardo Duhalde de "quase moedas". O montante total de pesos emitidos já soma 7,3 bilhões de pesos. Já os pesos em circulação são 13,2 bilhões.

Devido às emissões desenfreadas, o governo argentino está sendo pressionado pelo Fundo Monetário Internacional para proibir os governadores de injetarem mais bônus no mercado. O FMI propôs também que todos estes bônus sejam trocados por um único título nacional.

O presidente Duhalde concorda que existe uma situação monetária anormal na Argentina. Mas afirmou que a emissão destes bônus só será eliminada gradualmente à medida em que a Argentina volte a crescer.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página