Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2002 - 19h44

Petrobras descobre gás natural no Amazonas

Publicidade

da Folha de S.Paulo, no Rio

A Petrobras divulgou hoje a descoberta de uma reserva de gás natural de aproximadamente 6 bilhões de metros cúbicos no município amazonense de Itapiranga (a 200 km de Manaus), na região do rio Uatumã.

O anúncio feito ontem é, na realidade, a confirmação de uma descoberta feita em 1999, quando foi perfurado o primeiro poço na área e constatada a existência de uma reserva de gás.

Agora, a estatal concluiu a avaliação do terceiro poço perfurado na área, constatando que a reserva que havia sido encontrada tem condições de ser explorada comercialmente.

A Petrobras já possui outra reserva de gás em exploração no Amazonas, no campo de Urucu, na região do município de Jari. A vantagem do novo campo é que ele fica mais perto de Manaus, o mercado potencial para o gás.

Além disso, o campo também já é servido pela rodovia que liga Manaus aos municípios de Itapiranga e Silves. Manaus é o mercado potencial para o gás da reserva, seja para uso na produção de energia elétrica ou como combustível para veículos.

A reserva do novo campo corresponde a 145 dias da atual produção brasileira, de 41,4 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

No final de 2000, as reservas de gás da Petrobras estavam entre 223 bilhões e 309 bilhões de metros cúbicos, dependendo do critério utilizado. O número menor obedece às exigências do órgão fiscalizador das bolsas de valores dos Estados Unidos (as ações da Petrobras são negociadas na Bolsa de Nova York).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página