Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/12/2002 - 20h39

Venda de boneca grávida provoca polêmica nos EUA

da Folha Online

A gravidez da amiga mais velha da boneca Barbie está causando polêmica nos supermercados norte-americanos. A Midge, que foi criada em 1963 para ser vendida como uma das melhores amigas da boneca mais famosa do mundo, voltou às lojas casada e "barrigudinha".

A boneca, que usa uma aliança de casamento no dedo, tem um bebezinho que sai de dentro da barriga. A intenção da fabricante da boneca é criar uma "Família Feliz" e comercializar também o marido da Midge e um filho de 3 anos de idade, que serão vendidos separadamente.

No entanto, a versão "grávida" da Midge não foi bem-recebida pelos pais que compram bonecas para suas filhas. Eles alegam que brincar com bonecas "grávidas" pode não ser uma boa influência para as crianças.

Para alguns pais, a boneca "promove a gravidez na adolescência". Eles alegam que muitas crianças idealizam a Barbie como exemplo a ser seguido, "muitas querem ser igual a ela", e que a Midge poderá transmitir uma mensagem errada para as meninas.

A notícia foi veiculada pelo site da rede de TV CNN, que não conseguiu declarações da fabricante da Barbie, a Mattel, sobre o assunto. A CNN informou que mensagens foram enviadas à Mattel, mas nenhuma resposta foi enviada até esta quinta-feira.

A porta-voz da rede varejista Wal-Mart, que comercializa as bonecas, Cynthia Illick, afirmou ter recebido reclamações sobre a venda da boneca grávida nas unidades do supermercado.

Segundo ela, as restrições são em relação à venda isolada da boneca e que a maioria dos pais não vê problemas na comercialização da família inteira (Midge, marido e filho).

Com agências internacionais.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página