Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/05/2003 - 17h21

Bolsa de NY cai com vaca louca e alerta laranja de terrorismo nos EUA

FERNANDO SANTOMAURO
VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO

da Folha Online

Depois de ficar a maior parte do dia com seus índices positivos, o mercado norte-americano inverteu a tendência e fechou em baixa com a confirmação de um caso do mal da vaca louca no Canadá e com o aumento do nível de alerta contra o terror para laranja.

O índice Dow Jones, que mede o desempenho das principais empresas, registrou pequena queda de 0,02% (8.492,34 pontos), a Bolsa eletrônica Nasdaq caiu 0,11% (1.491,41 unidades) e o S&P, que mede o desempenho das 500 maiores companhias, confirmou a tendência e fechou em -0,11% (919,91 pontos).

As ações que caíram mais drasticamente foram as do McDonald's, que desvalorizaram 6,66%, logo depois da confirmação do caso.

O mal da vaca louca surgiu na Inglaterra há alguns anos e já havia sido controlada, é contagiosa e pode contaminar seres humanos.

Até agora nenhuma pessoa teria sido infectada. Os Estados Unidos, no entanto, já fecharam a fronteira para a importação de carne e gado do Canadá.

Até a confirmação do caso de vaca louca, o mercado norte-americano estava em alta, com valorização da varejista Home Depot, que anunciou bons rendimentos no primeiro trimestre, e das ações de alta tecnologia, principalmente com a empresa de eletrônicos Hewlett-Packard, que se recupera de um dia de baixa ontem.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página