Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/08/2003 - 15h26

Visitante de Prédio Inteligente se sente em filme de Spielberg

LARISSA SQUEFF
especial para a Folha Online

A comparação é inevitável. Os visitantes do Prédio Inteligente, que está em exposição no Pavilhão Azul da Expo Center Norte, em São Paulo, confessam que ao conhecer a obra, feita pela Gafisa, a Lemos Britto e a Aflalo & Gasperini, têm a sensação de estar vendo algumas cenas do filme "Minority Report", com Tom Cruise, de Steven Spielberg, e outras obras de ficção científica.

"Minority Report" se passa no ano 2050 e apresenta um mundo onde a tecnologia faz parte do cotidiano. Obviamente, a película apresenta muitos sistemas que ainda não podem ser aplicados em grande escala --como a projeção de imagens gravadas em terceira dimensão-- e que não foram colocados no prédio.

Mas o reconhecimento de indivíduos pela íris e pela impressão digital, existentes no filme, estão presentes.

Outra semelhança: o acionamento de sistemas por comandos de voz. Numa das cenas do filme, o personagem de Tom Cruise liga a luz de sua casa dizendo: "light". No Prédio Inteligente e na Casa Inclusiva também se pode fazer a mesma coisa.

"Fiquei impressionada porque muitas coisas que estou vendo aqui só imaginava encontrar no Brasil em 20 anos. É bom perceber que o País está avançando tecnologicamente", disse Mariana dos Santos Ruttini, de 22 anos, estudante de arquitetura.

O engenheiro elétrico Márcio Orzec, de 25 anos, também se impressionou com o avanço na área imobiliária. "Na faculdade, aprendemos muito sobre automação, mas ver isso aplicado no dia-dia é diferente. Espero poder ter uma casa com tantos confortos nos próximos anos."

No Prédio, há também persianas que abrem e fecham automaticamente, depois de previamente programadas. O filme de animação japonês "O Fantasma do Futuro", de Mamoru Oshi, que deu origem ao "Matrix", mostra cenas onde as persianas servem como "despertador" para a personagem principal. No horário em que ela tem de acordar, as persianas se abrem, deixando a luz do dia entrar.

O Prédio Inteligente também tem outras regalias como o aquecimento de pisos de banheiro e controle de iluminação e segurança totalmente automatizado.

O Prédio concentra uma série de tecnologias que têm sido desenvolvidas no Brasil e estão sendo apresentadas no Brasiltec 2003, no Expo Center Norte.

O Prédio Inteligente e a Casa Inclusiva podem ser visitados até o dia 2, no Expo Center Norte, das 16h às 22h. A entrada é gratuita.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página