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12/12/2003
-
18h08
FABIANA FUTEMA
da Folha Online
A disputa entre os gigantes do varejo não se restringe mais ao tamanho da rede de supermercados, preços e quantidade de produtos. Depois de ampliarem o portfólio dos itens de marca própria, os supermercadistas estão investindo agora na diferenciação e sofisticação de produtos.
Exemplo dessa nova estratégia são os últimos lançamentos de produtos de marca própria do Carrefour e do Pão de Açúcar, as duas maiores redes supermercadistas do país.
O Carrefour acaba de lançar a All Beer, a primeira cerveja de marca própria do país. A nova cerveja --que será distribuída primeiramente nas lojas de São Paulo e Rio-- será fabricada pela cervejaria Schincariol.
"Acreditamos que a All Beer terá em um ano uma fatia de cerca de 2% do mercado de cerveja", disse o gerente nacional de marca própria do Carrefour, Maurício Ribeiro.
A All Beer chega às gôndolas das redes Carrefour e Champion logo após o grupo Pão de Açúcar lançar o primeiro sabão em pó de marca própria em embalagem de aço.
Além do sabão em pó em embalagem de aço, o Pão de Açúcar também inovou ao lançar o primeiro panetone de goiabada do país.
O novo panetone pode ser encontrado entre os itens de marca própria das redes Extra e Pão de Açúcar.
Nos últimos meses, o grupo Pão de Açúcar incorporou na linha de marca própria do Extra produtos como tinta de parede, rações, fraldas, e absorventes.
Participação maior
A diversificação e sofisticação dos produtos de marca própria podem ser explicadas pela ampliação da participação deste segmento no faturamento do setor supermercadista.
Em 2002, o segmento representou 5,6% do faturamento do setor supermercadista, que atingiu R$ 80 bilhões. A expectativa é que marca própria represente 11% do faturamento do setor até 2005.
No Carrefour, os produtos de marca própria representam 7,5% do faturamento do grupo no país. A meta da companhia é elevar essa participação para 9% até o final de 2004.
No grupo Pão de Açúcar, onde a participação da marca própria varia de 6,5% (Extra) a 8% (Comprebem) do faturamento, o objetivo é elevar esse patamar para 15% até o final de 2005.
Além da cerveja All Beer, o Carrefour também possui uma linha de eletroeletrônicos de marca própria (Blue Sky), composta por aparelhos de TV, DVD e videocassete. Ao todo, o Carrefour possui 2.500 produtos de marca própria.
A linha de marcas próprias do Pão de Açúcar --composta por 2.000 itens- terminará o ano com 2.400 produtos.
Carrefour "experimenta" Schin no lançamento de cerveja de marca própria
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da Folha Online
A disputa entre os gigantes do varejo não se restringe mais ao tamanho da rede de supermercados, preços e quantidade de produtos. Depois de ampliarem o portfólio dos itens de marca própria, os supermercadistas estão investindo agora na diferenciação e sofisticação de produtos.
Exemplo dessa nova estratégia são os últimos lançamentos de produtos de marca própria do Carrefour e do Pão de Açúcar, as duas maiores redes supermercadistas do país.
O Carrefour acaba de lançar a All Beer, a primeira cerveja de marca própria do país. A nova cerveja --que será distribuída primeiramente nas lojas de São Paulo e Rio-- será fabricada pela cervejaria Schincariol.
"Acreditamos que a All Beer terá em um ano uma fatia de cerca de 2% do mercado de cerveja", disse o gerente nacional de marca própria do Carrefour, Maurício Ribeiro.
A All Beer chega às gôndolas das redes Carrefour e Champion logo após o grupo Pão de Açúcar lançar o primeiro sabão em pó de marca própria em embalagem de aço.
Além do sabão em pó em embalagem de aço, o Pão de Açúcar também inovou ao lançar o primeiro panetone de goiabada do país.
O novo panetone pode ser encontrado entre os itens de marca própria das redes Extra e Pão de Açúcar.
Nos últimos meses, o grupo Pão de Açúcar incorporou na linha de marca própria do Extra produtos como tinta de parede, rações, fraldas, e absorventes.
Participação maior
A diversificação e sofisticação dos produtos de marca própria podem ser explicadas pela ampliação da participação deste segmento no faturamento do setor supermercadista.
Em 2002, o segmento representou 5,6% do faturamento do setor supermercadista, que atingiu R$ 80 bilhões. A expectativa é que marca própria represente 11% do faturamento do setor até 2005.
No Carrefour, os produtos de marca própria representam 7,5% do faturamento do grupo no país. A meta da companhia é elevar essa participação para 9% até o final de 2004.
No grupo Pão de Açúcar, onde a participação da marca própria varia de 6,5% (Extra) a 8% (Comprebem) do faturamento, o objetivo é elevar esse patamar para 15% até o final de 2005.
Além da cerveja All Beer, o Carrefour também possui uma linha de eletroeletrônicos de marca própria (Blue Sky), composta por aparelhos de TV, DVD e videocassete. Ao todo, o Carrefour possui 2.500 produtos de marca própria.
A linha de marcas próprias do Pão de Açúcar --composta por 2.000 itens- terminará o ano com 2.400 produtos.
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