Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2004 - 14h50

Holandeses assumem a quarta maior distribuidora de gás do país

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

Os holandeses já mandam na quarta maior distribuidora de botijões de gás do país. A SHV, maior empresa do setor no mundo, assumiu o controle da Supergasbras, que pertencia à família Lemos de Moraes, fundadora da companhia brasileira. Com o negócio, a nova empresa sobe para o segundo lugar no ranking brasileiro de distribuição de gás, atrás apenas da Ultragás, do grupo Ultra.

Em comunicado enviado à Bovespa, a Supergasbras informou que 51% das ações já foram transferidas para a SHV por um valor de US$ 100 milhões. O grupo holandês já era dono de 49% da empresa desde 1995 e controla a Minasgás.

As duas empresas vão ser transformadas em uma só até o final deste ano. A nova companhia se chamará SHV Gas Brasil e continuará comercializando, de forma independente, as duas marcas (Minasgás e Supergasbras). Ou seja, os revendedores de cada uma vão continuar competindo para fornecer botijões para 10 milhões de clientes domiciliares e mais de 20 mil clientes industriais e comerciais (abastecidos com GLP a granel).

"Os antigos acionistas da Supergasbras Distribuidora de Gás S.A. poderão ainda receber um complemento a esse valor [US$ 100 milhões], dependendo do desempenho da SHV Gas Brasil nos anos de 2005, 2006 e 2007", informa a empresa.

Como negócio, a SHV será dona de cerca de 23,5% do mercado brasileiro de GLP. O volume anual comercializado pela nova empresa será de cerca de 1,5 milhão de toneladas, para atender cerca de 25 mil postos de revendas, espalhados por todo o país.

O atual presidente da Minasgás, Lauro Costa, passará a presidir as companhias. A partir de 1º de janeiro de 2005, ele será o presidente da SHV Gas Brasil, cabendo a vice-presidência a Patrick Libihoul, atual presidente da Supergasbras.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre a Supergasbras
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página