Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2005 - 21h22

Citigroup e fundos mudam gestão e nome de controladora da BrT

Publicidade

PATRICIA ZIMMERMANN
da Folha Online

Os fundos de pensão e o Citigroup conseguiram hoje mudar a gestão da empresa que está no topo da cadeia de controle da Brasil Telecom, o Opportunity Zain.

Com a realização da AGE (Assembléia Geral Extraordinária), depois de uma disputa de liminares, o Opportunity foi afastado do conselho de administração e também do nome da empresa, que passou a se chamar Zain Participações. A sede da empresa foi transferida de Brasília para o Rio de Janeiro.

A presidência do conselho ficou com o sócio da Angra Partners, Ricardo Knoepfelmacher. A Angra Partners é responsável pela gestão dos recursos dos fundos na tele e também do fundo nacional do Citigroup.

Ao todo foram indicados quatro novos conselheiros, incluindo o novo presidente, dois indicados pelos fundos de pensão e outros dois pelo Citigroup.

Segundo um dos sócios da Angra Partners, André Rizzi, que também participou da assembléia, o Opportunity foi surpreendido pela decisão do STJ de hoje derrubando a liminar concedida na terça-feira pela Justiça Federal de Brasília impedindo a realização da AGE.

A assembléia de hoje foi apenas a primeira da série de mudanças que os fundos e o Citi ainda terão que realizar ao longo da cadeia societária para assumirem de fato o controle da operadora Brasil Telecom.

Rizzi considerou, no entanto, que assumir o controle da Zain já significa um grande passo, pois o Citi e os fundos passam a ter acesso a partir de agora às informações da empresa. "Da Zain para baixo será mais fácil", disse o executivo. Ele estima que será possível chegar à administração da Brasil Telecom no prazo de 40 a 60 dias.

A próxima etapa do processo será a realização da assembléia da Invitel, próxima empresa abaixo da Zain na cadeia de controle da BrT.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre fundos de pensão e o Citigroup
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página