Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2005 - 13h55

Agricultores levam 3 mil tratores para protesto na Esplanada dos Ministérios

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

Cerca de 3 mil tratores estão estacionados na Esplanada dos Ministérios em Brasília para o "Tratoraço - O Alerta do Campo", segundo estimativa da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

A manifestação é organizada pelos produtores rurais que reivindicam do governo uma solução para o que eles consideram a pior crise enfrentada pelo setor.

Fernando Bizerra Jr./EFE
Agricultores fazem "tratoraço"
Os tratores, que chegaram à região central de Brasília durante a madrugada, deverão percorrer a Esplanada dos Ministérios na tarde de hoje.

Os produtores rurais também participarão às 15h de uma reunião conjunta de comissões da Câmara e Senado para discutir a crise no setor.

Segundo levantamento da CNA, realizado em maio, metade dos produtores ouvidos (de um total de 2.298) disseram estar enfrentando crise de renda com a frustração da safra, a queda nos preços das commodities e dificuldades de quitar financiamentos inclusive de custeio.

Amanhã uma comissão de produtores será recebida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.

Segundo os produtores, a política cambial contribuiu fortemente para o agravamento da crise. Eles reclamam que plantaram a última safra com insumos comprados a um dólar equivalente a R$ 3,40, enquanto os produtos estão sendo comercializados a R$ 2,40.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre protesto de agricultores
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página