Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/03/2009 - 11h00

Entrega de uniformes na rede municipal de ensino de São Paulo vai até maio

Publicidade

JÉSSIKA TORREZAN
do Agora

Começou ontem --quase um mês depois do início das aulas-- a entrega dos kits de uniforme e material escolar nas escolas da rede municipal de São Paulo. A empresa responsável pela distribuição estima que, até 15 de abril, os mais de 1,8 milhão de kits estarão entregues.

Já a distribuição das roupas de inverno --o conjunto de tactel, as meias e o tênis--, segundo a gestão Gilberto Kassab (DEM), será feita até "meados de maio". Ainda de acordo com a pasta, a distribuição dos uniformes acontecerá da periferia para o centro, e a de material escolar, no sentido contrário. As crianças poderão receber os dois kits juntos ou em dias diferentes.

O início da distribuição já havia sido alterado duas vezes. No último dia 2, a secretaria disse que o atraso aconteceu para que fosse conferido o tamanho dos uniformes. A decisão sobre qual empresa forneceria as roupas aos alunos da prefeitura só saiu no dia 31 de janeiro, 11 dias antes do início das aulas, o que contribuiu para o atraso.

A demora na entrega de materiais e uniformes é uma constante desde que a distribuição começou, em 2002, ainda na gestão Marta Suplicy. Os atrasos foram herdados pela gestão Serra e, mais tarde, por Kassab.

No ano passado, os conjuntos foram entregues pelos Correios. Mas houve problemas com o tamanho dos uniformes; assim, a secretaria decidiu que, neste ano, faria diferente.

Kassab diz que é possível que a entrega volte a ser feita via Correios e minimizou a demora. "É uma realidade diferente, não é como escola particular, que o aluno chega no primeiro dia com o uniforme porque o pai comprou", afirmou. "[Na rede pública] Precisa começar as aulas, a criança conhecer a classe, os professores. A direção da escola e a empresa da distribuição têm que se organizar e, com isso, não podemos, evidentemente, fazer a entrega no início. Vamos ter bom senso, é uma rede bastante grande e estamos entregando em um prazo razoável", disse.

Segundo o prefeito, cerca de 30 escolas por dia receberão o material. Considerando que serão distribuídos de 30 a 45 kits por dia, serão necessários cerca de 50 dias úteis para distribuir o material nas 2.328 escolas da rede. O secretário Alexandre Schneider (Educação) disse que o material chegará no prazo. "A empresa disse que vai aumentar o número de equipes se o prazo estiver acabando", afirmou.

Demanda

Kassab afirmou que, até a próxima semana, a demanda de vagas em creches deverá ser divulgada. Os últimos dados são de julho de 2008. "Os dados parecem ser muito positivos", disse. De acordo com os números, 110 mil crianças de zero a três anos estão fora da escola.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página