Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/07/2002 - 21h53

Pele hidratada evita ressecamento durante o inverno

Publicidade

CARLA NASCIMENTO
da Folha Online

Durante o inverno, é comum nossa pele apresentar áreas ressecadas que chegam a apresentar rachaduras e, em alguns casos, até sangramento. Portanto, a maior preocupação que se deve ter com a pele durante o inverno é em hidratar a epiderme, a camada mais superficial da pele.

A hidratação da pele se dá por via interna e externa. A interna acontece quando o suor, constituído por água e sais minerais, atravessa as várias camadas da pele, chegando à epiderme. A externa se dá quando introduzimos água, por meio de produtos farmacêuticos e cosméticos, nas camadas mais externas da pele.

No verão, as altas temperaturas fazem com que o corpo produza mais suor, levando água das camadas mais profundas para a epiderme, mantendo a pele sempre hidratada. No inverno, a produção de suor diminui e o corpo deixa de contar com esta alternativa de hidratação, sendo fundamental usar hidratantes.

Neste caso, só há duas opções: é necessário ter a água chamada "ligada", isto é, aderida a uma substância que a carregue para dentro da pele, como o ácido hialurônico, o lactato de amônia e a ceramidas, encontradas na maioria dos hidratantes, ou evitar a perda transdérmica, ou seja, a perda de água que ocorre pela evaporação na epiderme, utilizando substâncias derivadas do silicone como o dimeticonc ou o dimetil-siloxane, que formam uma camada (um "filme") sobre a pele, mantendo a pele hidratada.

Para se conseguir uma boa ação do hidratante, a pele tem que estar limpa, portanto, a atenção neste quesito deve ser redobrada, mas é preciso prestar atenção para que a limpeza exagerada não tire o manto hidro-lipídico, a camada de gordura da pele.

Portanto, para "levar" água para o corpo e manter a pele hidratada, além de cosméticos, também é necessário observar alguns hábitos cotidianos.

Veja a seguir algumas dicas para manter a pele hidratada durante todo o inverno:

Banho - No inverno, tomar banho frio é uma idéia que não deve passar pela cabeça da maioria das pessoas, portanto, vale alertar que os banhos devem ser mornos e rápidos. Um banho por dia, com sabonete neutro ,é o suficiente.

Limpeza- A limpeza é fundamental antes de qualquer hidratação. Portanto, o mais indicado é fazê-la duas vezes por dia, uma pela manhã e a outra à noite, com sabonete neutro ou uma loção de limpeza.

Esfoliação- Como a pele do rosto em geral é mais oleosa que a do corpo, o mais indicado é fazer esfoliação apenas uma vez por semana no rosto e uma a cada 15 dias no corpo.

Hidratação - É indicado fazer duas vezes por dia: uma pela manhã e a outra à noite.

Cosméticos - Os produtos disponíveis no mercado podem ser utilizados para hidratar a pele, sendo indicados aqueles que contém uréia, ácido hialurônico, lactato de amônia e vitaminas C e E.

Alimentação - Deve ser rica em frutas, verduras, legumes e proteínas. Beber muito líquido também é fundamental, de preferência água, sucos naturais e chás.

Filtro solar - Vento frio e sol costumam ressecar a pele. Para evitar seus efeitos nocivos, um bom hidratante, contendo filtro solar com fator de proteção 15 deve ser utilizado diariamente pelo menos nas áreas expostas.

Óleos- Os óleos são substâncias "lambuzantes". Eles ajudam a forma da camada protetora, que evita que a água se perca, mas não hidrata a pele. Portanto, é necessário que seu uso seja combinado ao de produtos hidratantes.

Blitz de beleza - O inverno também é a época ideal para tratar as rugas. Cremes à base de ácidos que causam esfoliação, renovação da pele e estimulam a proliferação de fibras elásticas e colágeno são os indicados. Este tipo de tratamento deve ser feito com a orientação de um médico dermatologista, sendo indicado de acordo com as características da pele de cada pessoa.

Consultoria: Dra Fabíola Lucca Perfeito, médica da Clínica Stöckli, de São Paulo, e diretora da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

Leia mais:

  • Aprenda a fazer uma loção calmante para hidratar a pele

  • Aprenda a fazer um creme caseiro de aveia e uma loção de rosas

  • Saiba como fazer uma loção de morango e outra contra células mortas

  • Máscaras de caqui, morango e coco verde ajudam a rejuvenescer



  • Leia mais notícias sobre inverno
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página