Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/09/2003 - 08h22

Aveia dá leite para beber e cozinhar

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Opção vegetal ao leite de vaca, apenas o de soja, certo? Errado. É possível fazer um alimento semelhante ao leite com praticamente todas as sementes oleaginosas e todos os cereais, como arroz, amêndoa e macadâmia. Para tanto, basta deixar as sementes ou os grãos de molho por algumas horas e depois batê-los com água no liquidificador, explica o nutricionista vegetariano George Guimarães.

Essa alquimia pode exigir que o leiteiro doméstico faça alguns testes até acertar o ponto. Para quem prefere praticidade, a notícia é que acaba de chegar ao Brasil, em embalagem longa vida, um leite à base de aveia, o First Milk.

Importado do Reino Unido, o First Milk possui sabor mais suave que o extrato de soja (também conhecido como leite-de-soja) e substitui o leite tradicional de vaca como bebida e como ingrediente. "Ele é um curinga na cozinha", afirma Ana Fanelli, nutricionista da Casa Santa Luzia, onde o produto está sendo vendido.

Um copo de 200 ml de First Milk corresponde a 60 cal e contém 3 g de gordura. A bebida é, portanto, menos calórica e gordurosa que o leite-de-soja (108 cal, 4 g) e que o leite integral de vaca (120 cal, 6 g). Em relação ao custo, porém, o leite de aveia britânico é bem mais "pesado": um litro custa R$ 12.

Os leites vegetais, como esse de aveia, o extrato de soja e as outras versões caseiras, podem ser consumidos por qualquer um, mas são indicados principalmente para pessoas com intolerância à lactose, para quem quer ou precisa reduzir a ingestão de gorduras e para vegetarianos.

Em todos os casos, porém, a nutricionista Juliana Ribeiro de Carvalho recomenda cautela. "O consumidor deve ficar atento se o leite vegetal está proporcionando o mesmo aporte de proteínas e de cálcio que o leite de vaca; se não estiver, será necessário reforçar a dieta com outros alimentos ricos nesses nutrientes." Em crianças, esse cuidado deve ser redobrado.

Segundo Fanelli, o First Milk é enriquecido com cálcio. Por isso ele contém a mesma quantidade desse mineral que o leite integral de vaca (240 mg em 200 ml). Em valor protéico, porém, o leite de vaca ganha disparado: 6 g, contra 1 g do First Milk. Já o leite-de-soja contém, em média, 40 mg de cálcio e 7 g de proteína.

Onde: Casa Santa Luzia, alameda Lorena, 1.471, Jardim Paulista, tel. 0/xx/11/3897-5000
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página