Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/06/2007 - 09h12

Gatos domésticos têm origens no Oriente Médio

Publicidade

da Ansa, em Roma

Os gatos domésticos são descendentes dos gatos que viviam no Oriente Médio cerca de 130 mil anos atrás, segundo afirma um estudo do National Cancer Institute de Bethesda, nos Estados Unidos, publicado pela revista "Science", que colheu amostras de DNA de mil felinos de três continentes.

A descoberta contradiz a teoria que o gato "de casa" teria sido a principio domesticado pelos egípcios, os quais eram adorados como divindades.

Os pesquisadores chefiados por Stephen O'Brien colheram e analisaram o material genético mitocondrial tanto dos gatos domésticos quanto dos selvagens de todas as cinco espécies conhecidas. Da relação entre as amostras foi revelado que os felinos domésticos descendem daqueles selvagens que viviam no Oriente Médio.

Segundo os pesquisadores americanos, entre dez e doze mil anos atrás, na região onde atualmente se localiza o Iraque, os gatos foram inseridos no convívio humano para acabar com os ratos que infestavam as aldeias, a partir daí foram tolerados e por fim domesticados principalmente por causa dessa habilidade que possuem.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página