Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2009 - 14h07

Saiba por que as adolescentes se sentem tão entediadas; leia trecho de livro

Publicidade

da Folha Online

Sua filha só quer saber de ficar trancada no quarto? Não pense que ela é anormal. É apenas uma fase da adolescência. No livro "Seja Feliz Também Naqueles Dias", a jornalista Chantal Brissac fala sobre todas as modificações que ocorrem no corpo e na mente das meninas durante a puberdade -- e essa é uma delas.

Com base em entrevistas de profissionais renomados de diversas áreas, a obra trata sobre a primeira menstruação, as alterações no cérebro, que ocorrem no início da adolescência, e sobre a reviravolta emocional que deixa as meninas ansiosas e confusas. Indicado para meninas entre 10 e 15 anos, o livro é escrito em linguagem clara e leve e convida a jovem leitora a se conhecer mais e a se cuidar.

Veja abaixo trecho de livro que fala sobre o sentimento de tédio, comum a muitas adolescentes.

*

Divulgação
Livro mostra às adolescentes como lidar com a puberdade
Livro mostra às adolescentes como lidar com a puberdade

A função do tédio

As pessoas não mudam do mesmo jeito, porque cada um é diferente e especial, mas algumas coisas são básicas nessa fase: a vontade de pertencer a um grupo, de sair em turma, de se divertir com os amigos. Também é normal o desejo de ficar às vezes sozinha, sem falar com ninguém, principalmente com os pais - é por isso que, em alguns momentos, o quarto é o lugar mais perfeito do mundo! Com os seus livros, as suas músicas, a sua cama, as suas almofadas, a sua bagunça, o universo fica mais aconchegante, não é mesmo?

Sabe por que essa vontade de ficar sozinha acontece? É muita coisa nova para elaborar na cabeça. No livro "O Cérebro em Transformação", a neurocientista Suzana Herculano-Houzel explica que tudo o que ocorre entre os 11 e os 18 anos é fruto de uma grande revolução química e neurológica: "Daí as súbitas mudanças de humor, as inúmeras questões, a insegurança. É uma fase de lapidação, refinamento e amadurecimento do cérebro. Muitas conexões que foram feitas até a infância são abandonadas. Todo o sistema de recompensa sofre uma grande baixa e por isso não é nada fácil deixar um cérebro adolescente satisfeito". O sistema de recompensa é a área responsável pelo prazer. Ela fica bem no meio do cérebro e é ativada quando fazemos algo que nos dá prazer.

Como o sistema de recompensa está sendo alterado, coisas que antes eram gostosas de fazer - brincar de boneca, jogar bola - perdem a graça. Suzana Herculano-Houzel lembra que o que funciona são novidades. "Por isso, os adolescentes precisam tão desesperadamente de novos prazeres: música, esportes, carinhos, cinema, comida. Tudo isso na companhia de amigos, que têm as mesmas necessidades", ela diz. "Mas por mais que o tédio seja chato para os recém-adolescentes (e para seus pais que acham que a falta de interesse e preguiça são birra ou rebeldia) esse tédio é natural e tem uma função importantíssima. É ele que faz com que o jovem abandone a infância, se interesse pelo mundo adulto e vá buscar sua turma".

Saber disso é muito bom para você se conhecer e saber lidar com os seus altos e baixos. Difícil dizer que na adolescência a gente se conhece verdadeiramente... afinal, às vezes não basta uma vida inteira. Mas dá para ganhar mais intimidade e afinidade com o nosso poderoso ser.

Sim, senhora. Poderosíssima. Você é. Uma garota que está crescendo, descobrindo muitas coisas e aprendendo. E o seu poder não está fora, nas roupas que você usa ou no seu corte de cabelo, nem no seu corpo, na sua altura, no seu tipo de pele. Está, sim, dentro de você. Embora a sua turma da escola, do bairro e seus ídolos de TV e da música possam dizer o contrário. Mas é importante reafirmar mais uma vez: o seu poder está dentro de você.

Com o cérebro tinindo, você está apta a desenvolver seus talentos e aptidões. Este também é o período ideal para estudar, ler, mergulhar em novos interesses, como idiomas, além de se dedicar a esportes. Enfim, use e abuse de sua cabeça, que ela está ávida por conhecimento, estímulo, emoções! Música, teatro, shows, livros, festas, viagens, caminhadas, observação da natureza, baladas, debates, exposições... há muito o que aprender. É nesse verbo que reside a força do presente e as bases do futuro.

"Seja Feliz Também Naqueles Dias"
Autora: Chantal Brissac
Editora: Ficções
Páginas: 120
Quanto: R$ 25,00
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 e no site da Livraria da Folha

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página