Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/01/2010 - 12h12

Pesquisa relaciona falta de vitamina D a câncer de cólon

Publicidade

da Efe, em Londres

As pessoas com mais vitamina D no sangue têm menos possibilidades de desenvolver câncer de cólon que as que têm baixos níveis do composto, segundo um estudo publicado hoje na revista médica "British Medical Journal" (BMJ).

Vendidos na web, produtos não têm eficácia
Vitamina D ajuda a prevenir diabetes, câncer e hipertensão

A análise, feita por pesquisadores da Agência Internacional de Investigação do Câncer em Lyon (França) e do Imperial College de Londres, indica que, entre as pessoas com maiores níveis de vitamina D, o risco de sofrer câncer de cólon diminui em 40% .

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores observaram as quantidades do composto em 1.248 pessoas com câncer de cólon, mas destacaram, no entanto, que o vínculo não é definitivo, e outros estudos clínicos devem ser realizados.

Os pesquisadores não avaliaram se o consumo de suplementos de vitamina D pode ajudar a evitar a doença, segundo a BMJ, que informa que o estudo contou com o apoio do Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer (WCRF, sigla em inglês).

A principal fonte da vitamina é a luz solar, mas ela está presente em alguns alimentos, como o óleo de fígado de bacalhau.

"Este é o maior estudo já realizado sobre este assunto, e agora há mais provas de que há maiores possibilidades que as pessoas com baixos níveis de vitamina D possam desenvolver câncer de cólon", assinalou Panagiota Mitrou, cientista do WCRF.

"O próximo passo é realizar novos testes para tentar confirmar se o suplemento de vitamina D pode reduzir o risco do câncer de cólon", disse Mitrou, que informou que há cerca de 37.500 casos da doença diagnosticados a cada ano no Reino Unido.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página