Folha Online Eleições   Brasil Online
Últimas Notícias
Apuração
Presidência
Palanque
Pesquisas
Estados
Congresso Nacional
Desafios
Curiosidades
Frases
Galeria de imagens
Charges
História
Serviços

Palanque - Primeiro turno

"Na sua opinião, de que forma o presidente e seu partido podem contribuir para acabar com atos de corrupção?"

Ciro Garotinho Lula Rui Costa Serra Zé Maria

Serra

Sérgio Lima/Folha Imagem
Não roubando, não deixando que roubem, mandando investigar todas as denúncias e cobrando dos responsáveis a investigação, a denúncia e a punição aos ladrões.


Anteriores

Em que medida as recentes turbulências e oscilações do mercado financeiro interferem na opção de voto da população?

O candidato não enviou resposta à Folha Online.

Se o sr. fosse um governador de Estado e enfrentasse uma rebelião de presos, que medida tomaria para solucionar o problema?

Exatamente como um governante eleito deve enfrentar qualquer situação: cumprindo e defendendo a lei com o maior rigor.

Como reduzir o desemprego com um Orçamento para 2003 que prevê a contenção de gastos nas áreas sociais?

Para criar empregos, o Brasil precisa exportar mais e voltar a crescer. Mas não basta crescer, é preciso que o crescimento se dê em áreas onde o investimento gera mais empregos.

É o caso da agricultura, em que cada milhão de reais investidos cria 202 empregos, o da construção civil, em que cada milhão de reais aplicados gera 65 empregos, e o do turismo, em que se cria um emprego a cada 16 mil reais gastos por turista estrangeiro que vem ao Brasil. Por isso, vamos concentrar investimentos nesses três setores, criando três milhões de empregos na área agrícola, 600 mil na construção civil e 850 mil no setor de turismo.

A contenção de gastos na área social não atingirá a saúde, que deve abrir 500 mil vagas de trabalho nos próximos quatro anos, com a ampliação das equipes dos programas de Saúde da Família e de Saúde Bucal. Os recursos já estão assegurados pela emenda constitucional número 29, que obriga a União, os Estados e os Municípios a investir parcela da receita de impostos no setor.

Como a criação de empregos será prioridade absoluta do governo, faremos remanejamentos no orçamento para evitar que a contenção possa prejudicar os investimentos em educação. Neste setor, estamos prevendo a criação de 730 mil empregos até 2006, com a abertura de quatro milhões de novas vagas na pré-escola, a extensão do tempo integral a 20% dos alunos do ensino fundamental e a criação de novas vagas no ensino médio.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).